Curso de SIG (ArcGIS) aplicado à Biologia da Conservação

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem se mostrado uma ferramenta necessária nas decisões que envolvem a conservação da biodiversidade. Este curso tem como objetivo proporcionar aos alunos o aprendizado de técnicas para a integração, cruzamento e análise de dados biológicos e sociais úteis na elaboração de projetos, na delimitação de áreas prioritárias à conservação e no planejamento de ações práticas que resultem em paisagens mais favoráveis à manutenção da diversidade biológica.

Em aulas teóricas e práticas (laboratório e campo), através de tutoriais com exercícios contextualizados ao manejo de paisagem, serão trabalhadas as técnicas mais recentes e mais utilizadas em campo por profissionais de Biologia da Conservação.

Público: profissionais e estudantes que trabalham com conservação e que apresentam pouca ou nenhuma experiência com SIG.

PROGRAMAÇÃO

Durante o curso serão apresentadas ferramentas para:
- Criação e edição de dados vetoriais
- Trabalho com dados matriciais (raster)
- Armazenamento, gerenciamento e consulta de dados espaciais (Geodatabase)
- Georreferenciamento
- Importação e conversão de dados
- Ferramentas para análises espaciais usando Spatial analyst, 3D analyst, ArcToolbox e Modelbuider
- Coleta de dados em campo
- Criação de layouts para impressão
- Aplicação do SIG em conservação com enfoque em análises espaciais da paisagem

Importante: Para praticar as ferramentas aprendidas, os alunos são estimulados a trazer ao curso dados de seus trabalhos. Estudos de caso particulares, sugeridos por alunos, podem ser explorados durante o curso, na medida do possível, conforme a disponibilidade de tempo avaliada pelo instrutor.






Informações Gerais

  • 09/02/2015 à 12/02/2015
  • SP - Nazaré Paulista
    sede do IPÊ
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento