Curso Mulheres em Ação Flor-e-Ser

Epagri promove curso para lideranças rurais femininas com espírito empreendedor



Um projeto inovador na Epagri está capacitando agricultoras catarinenses para ter mais autonomia no campo, tornar suas propriedades rurais mais competitivas e permitir que usem o conhecimento adquirido para melhorar a qualidade de vida da família e da comunidade. É o curso Mulheres em Ação Flor-e-Ser, que iniciou a primeira turma com 30 participantes de 14 municípios das regiões de Itajaí e Joinville de diferentes cadeias produtivas: hortaliças, banana, fruticultura, turismo rural. Nos dias 15 e 16 de outubro elas estarão reunidas no Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí para a segunda alternância, que vai discutir empreendedorismo e políticas públicas para as mulheres rurais.



Além desses assuntos, também serão trabalhados temas como liderança, cooperativismo, formas de organização feminina, atividades não agrícolas, educação financeira, segurança alimentar, educação socioambiental e alimentação e cultura. Os instrutores são técnicos da Epagri. O curso começou em setembro e termina em novembro, totalizando 84 horas aula. A metodologia usada é a de alternância, em que intercala um período de vivência em sala de aula com outro no campo, permitindo assim que o conteúdo teórico seja colocado em prática na propriedade, em comum acordo com a família. Serão cinco alternâncias, com atividades que também incluem viagens educativas e mesas-redondas com mulheres que são lideranças.



Espaços estratégicos



“Ao final esperamos que essas mulheres ocupem espaços estratégicos na agricultura, como os conselhos municipais de desenvolvimento rural e as cooperativas, que tenham sua própria renda, que saibam como acessar políticas públicas, que sejam multiplicadoras nas comunidades dos conteúdos estudados, que tenham consciência do seu papel na unidade familiar, seja como dona do próprio negócio ou em parceria com a família. Queremos preparar também esse público para enfrentar as relações de gênero em suas comunidades e auxiliar outras mulheres para reduzir as diferenças entre os gêneros”, diz a coordenadora do curso, extensionista da Epagri em Itajaí, Márcia da Rosa Gomes.

Esse curso foi formatado a partir da experiência do curso de organização, gestão e protagonismo que a Epagri oferece para os jovens desde 2012 e que capacitou 2.495 agricultores. As participantes foram identificadas pelas equipes de extensão da Empresa como lideranças na comunidade. A faixa etária predominante dessa primeira turma está entre 30 e 40 anos. Algumas são provenientes do curso de jovens, como é o caso de Sabrina Hertel Hoe, produtora de hortaliças em Indaial. Há ainda esposas de jovens egressos, como Vanusa Kertiska, produtora de hortaliças orgânicas em Doutor Pedrinho. “Isso demonstra a relação de confiança que as famílias têm com a Epagri”, ressalta Márcia.

Informações: Márcia da Rosa Gomes, extensionista da Epagri em Itajaí, pelos fones (47) 33788364 / 99635-3304

Informações Gerais

  • 15/10/2019 à 16/10/2019
  • SC - Itajaí
    Centro de Treinamento da Epagri - Rod. Antônio Heil, 6800, Bairro Itaipava
  • Gratuíto

Localização do Evento