CI

My Farm Experience vai conectar produtor ao mundo

Evento virtual vai permitir uma visita ao modelo de agricultura norte-americana e troca de conhecimentos


Foto: Pixabay

Com a pandemia as dificuldades de deslocamento impossibilitaram muitos eventos presenciais mas o agronegócio não parou, nem aqui nem nos Estados Unidos, dois importantes pólos produtores mundiais. O país da América do Norte é uma potência agrícola e desenvolve a atividade desde sua colonização pelos ingleses, com perfil de pequenas e médias propriedades. Com a crise de 1929 muitos proprietários e fazendeiros tiveram que hipotecar as suas terras, que foram transferidas para a posse de bancos e grandes companhias. O resultado foi a concentração fundiária atual.

A população rural estadunidense é pequena, menos de 5% mas a produção é gigante, qualificada e tecnológica. A atividade se divide nos belts ou cinturões. Há o Dairy Belt (cinturão do leite), o Corn Belt (cinturão do milho), o Wheat Belt (cinturão do trigo) e Cotton Belt (cinturão do algodão).

Compartilhar conhecimentos e experiências é o desejo de muitos produtores brasileiros que buscam esse intercâmbio em viagens técnicas como as promovidas pela Caep Brasil. Profissionais qualificados das áreas o agronegócio, turismo e gestão já levaram cerca de 7 mil produtores brasileiros em viagens técnicas.

Em mais uma iniciativa a Caep promove, entre os dias 14 e 17 de setembro, o My Farm Experience. O evento acontece sempre a partir das 19 horas, é 100% on-line, gratuito e permitirá o acesso a vários conteúdos. No primeiro dia haverá uma palestra sobre a agricultura norte-americana com uma visita virtual ao produtor altamente tecnificado John Maxwellt. Ele é o proprietário de uma fazenda que está localizada em Iowa. O local é conhecido pela alta produtividade de milho, soja e há um galpão 100 % robotizado para cuidar do gado de leite Jersey. Há também uma pequena criação de porcos, para produção de esterco, que é utilizado como adubo. Cerca de 2.500 visitantes de todas as partes do mundo já passaram pela propriedade.

No segundo dia os espectadores vão poder acompanhar os melhores momentos da Farm Progress Show 2020, com comentário de especialistas em português. A feira é uma das mais importante de tecnologia agrícola do mundo e neste ano também será virtual.

No dia 16, terceiro dia de programação, haverá uma palestra sobre as commodities agrícolas, cenários e perspectivas com o especialista da AgResource, Matheus Pereira.  O assunto está em alta com o protagonismo do Brasil na soja. No último dia a programação encerra com um módulo sobre gestão de fazendas americanas, com tradução. " O brasileiro sabe produzir muito bem mas tem muito a aprender com o modelo dos Estados Unidos, com a gestão, logística, tecnologia e essa também é um desafio para a nossa agricultura ser ainda mais profissional", destaca Flávio Salvadego, diretor da Caep Brasil.

A inscrição e acesso podem ser feitos neste link. Você confere uma entrevista em áudio completa com Salvadego em nossas plataformas de podcast. Veja a programação completa:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.