CI

Eventos destacam produção e consumo da carne de búfalo

Palestra, leilão e degustação fazem parte de programação em dois momentos no próximo sábado, 19 de outubro


O próximo dia 19 de outubro será um dia especial para os criadores de búfalos. Dois eventos vão apresentar desde as vantagens da criação até o produto final ao consumidor. Durante o dia, em Glorinha (RS), na sede da Santa Úrsula Remates, ocorrerá palestra e leilão de Búfalos, com cerca de 300 exemplares em pista. Já a noite, em Porto Alegre (RS), na Casa da Linguiça, será realizado evento para lançamento oficial da linguiça de búfalo.

De acordo com o presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), Régis Gonçalves, que fará a palestra em Glorinha, há uma grande procura por animais da espécie especialmente pela velocidade e capacidade de ganho de peso. “O búfalo responde de forma rápida com uma eficiência muito grande. Na engorda a campo ou em pastagem perenes, mas também com suplementação e nos animais em confinamento”, destaca.

Outra questão apontada pelo dirigente é a rusticidade e a grande resistência especialmente aos carrapatos, que é hoje uma grande dor de cabeça na pecuária. Para Gonçalves, são características que fazem com que diminua o custo de produção do búfalo. “O búfalo rende em áreas mais marginais de produção, onde os campos são mais grossos com maior declividade, onde temos uma eficiência baixa com os bovinos e o búfalo tem uma capacidade maior de resposta”, observa.

Além disso, conforme o presidente da Ascribu, há uma procura por parte dos frigoríficos na comercialização do búfalo. “Isso era um problema que tínhamos no passado de uma dificuldade de comercialização e hoje passou esta fase. Isto é reflexo da procura do consumidor que está conhecendo a qualidade nutricional com menos gordura, menos colesterol e mais proteica”, salienta.

Já a partir das 19h, na Casa da Linguiça, em Porto Alegre, ocorrerá o lançamento da Linguiça do Búfalo, a primeira do Brasil, em um evento com cortes de carne de búfalo assados por um grupo de mulheres. O ingresso para o evento terá parte do valor revertido para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) em alusão ao Outubro Rosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.