Defensivos alternativos e biofertilizantes é tema do Dia de Campo na TV

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Biofertilizantes e defensivos naturais para controle de pragas. O programa vai ao ar dia 4 de novembro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 6, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) desenvolve pesquisas com defensivos alternativos buscando a formulação e a padronização deles, com o objetivo de minimizar o uso de agrotóxicos e atender aos produtores interessados na substituição total ou parcial dos agroquímicos utilizados no controle de pragas agrícolas. Os defensivos naturais têm como características principais: baixa  ou nenhuma toxicidade ao homem e à natureza, eficiência no combate aos artrópodos e microrganismos nocivos, não favorecimento à ocorrência de formas de resistência desses fitoparasitas, disponibilidade e custo reduzido. Estão  incluídos na categoria os agentes de biocontrole, os diversos biofertilizantes líquidos, as caldas caseiras (sulfocálcica, viçosa e bordalesa), os extratos de plantas, entre outros. A vantagem de uso desses produtos é tanto promover a redução do uso de agrotóxicos nos cultivos convencionais, quanto a possibilidade de utilização em sistemas orgânicos de produção, favorecendo a obtenção de defensivos com menos ou nenhum resíduo químico, portanto, mais saudáveis para o consumidor final. E ainda, buscar o fortalecimento da agricultura ecológica resultando em benefício para a sociedade como um todo.
A utilização de defensivos alternativos e biofertilizantes como repelentes, inibidores de pragas e doenças, estimulante vegetal, adubo foliar e outros, recomendados pela Pesagro-Rio, através do Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, vem alcançando excelentes resultados para os produtores, tanto na parte econômica, qualidade dos alimentos, preservação do meio ambiente e saúde dos produtores. Segundo a pesquisadora Maria do Carmo de Araújo Fernandes, responsável pela pesquisa com defensivos alternativos, o preço das caldas e fertilizantes produzidos pela Empresa fica na faixa de R$ 4,00 e R$ 8,00, respectivamente.
O Dia de Campo na TV sobre Biofertilizantes e defensivos naturais para controle de pragas é uma produção da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF).
 
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
 
Outras emissoras que transmitem o programa:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa ( http://www.embrapa.br/liv ). No site http://www.embrapa.br/diacampo  você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
 
Mais informações:
Pesagro-Rio - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro
www.pesagro.rj.gov.br
José Alexandre Moretti Ferreira
E-mail: moretti@pesagro.rj.gov.br
Tel:  (21) 3607-5669
 
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochadojornalista (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.: (61) 3448 4485/4708

Informações Gerais

  • 04/11/2011 à 06/11/2011
  • DF - Brasília
    Canal Rural (Net/Sky)
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento