Dia de Campo - Manejo da água para bovinos de corte e de leite

Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 10 de agosto pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 12 de agosto, às 7h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises domingo, às 17h, terça-feira, às 11h30, quinta-feira, às 15h, no sábado, às 7h. 
A água é um recurso fundamental para a produção de bovinos de corte e de leite, além de ser o principal alimento. Por isso, a água deve estar disponível em quantidade e qualidade, o que exige manejo adequado, tanto para saciar a sede dos animais como na higienização das instalações e na retirada dos dejetos. O animal que não bebe água suficiente pode apresentar problemas de sanidade, o que prejudica a qualidade da carne e do leite. 

Um dos fatores que explicam o sucesso da pecuária no Brasil é justamente a disponibilidade de recursos hídricos e de solos para o cultivo de pastagens, mas a produção de bovinos ainda não é hidricamente sustentável. Contudo, por meio de técnicas adequadas, é possível produzir carne e leite de qualidade e conservar os recursos hídricos, garantindo segurança sanitária e ambiental. 
O tema é de extrema relevância para a produção animal, mas ainda é tratado por técnicos e produtores de forma marginal e pontual. Como a água é um insumo produtivo e um recurso natural finito, daí a necessidade de tratar a questão em todas as suas dimensões para preservação e conservação da quantidade e qualidade. Então é preciso que o manejo hídrico se torne uma prática cotidiana, assim como o manejo nutricional, reprodutivo e sanitário. Além disso, o produtor deve conhecer e aplicar as legislações relacionadas aos padrões de qualidade da água para bovinos e ao descarte de efluentes no solo e em corpos de água naturais. 
O Dia de Campo na TV sobre Manejo da água para bovinos de corte e de leite foi produzido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
  
Como sintonizar o DCTV 
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h 
NBr (TV do Governo Federal, saiba como acessar http://www.ebcservicos.ebc.com.br/ ) - domingo às 7h, com reprises aos domingos às 17h; terça-feira, às 11h30; quinta-feira, às 15h e no sábado, às 7h. 
Outras emissoras que transmitem o DCTV 
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h 
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h 
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h 
TV Rio Preto Unaí/MG – sábado, às 10h e domingo às 13h 
TV Agromix Campo Grande/MS – www.agromix.tv 
TV Coop Fecoagro/SC - www.fecoagro.coop.br 
A Embrapa Informação Tecnológica também comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pela Livraria Embrapa, pelo telefone (61) 3448 4236 e 3340 9999 ou http://www.embrapa.br/liv. No sitehttp://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas. 
  

Mais informações 
Embrapa Pecuária Sudeste
 
www.cppse.embrapa.br 
Larissa Morais – jornalista (48218 MTb/SP) 
E-mail: larissamorais@cppse.embrapa.br 
Tel.: (16) 3411 5704 
  
Embrapa Informação Tecnológica 
www.embrapa.br/diacampo 
Maria Luiza Brochado – jornalista (DRT/DF 763 0574-V) 

E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.:  (61) 3448 4807
 

Informações Gerais

  • 10/08/2012 à 10/08/2012
  • SP - São Paulo
    TV Fechada
  • Gratuíto

Localização do Evento