Dia de Campo - Alternativas tecnológicas para a pecuária leiteira no Acre

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é “Alternativas tecnológicas para a pecuária leiteira no Acre”. O programa vai ao ar dia 1º de outubro, sexta-feira, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30, com reprise às 15h. E no domingo, 3 de outubro, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou parabólica).
A pecuária de leite é uma atividade produtiva de grande importância social e econômica no Estado do Acre. Ela é praticada, principalmente, por pequenos e médios produtores rurais e a maioria dos sistemas de produção de leite emprega apenas a mão-de-obra familiar. As tecnologias, desenvolvidas e/ou adaptadas pela Embrapa Acre estão ajudando os produtores a elevar a capacidade produtiva, a rentabilidade e a qualidade do leite produzido no estado. As inovações adotadas pelos produtores da região envolvem um conjunto de tecnologias que vem contribuindo para resolver problemas como a superlotação do pasto, o baixo padrão genético do rebanho e a degradação das pastagens, principais fatores que impedem o desenvolvimento da pecuária de leite na região.
Destacam-se oito tecnologias - o pastejo rotacionado, uso de cerca elétrica, suplementação com cana e uréia, arborização de pastagens, consorciação de pastagens com amendoim forrageiro, inseminação artificial, controle zootécnico e financeiro da propriedade e as boas práticas na ordenha manual –que têm contribuído para garantir retorno financeiro e ganhos ambientais.
O projeto foi implantado, em parceria com os produtores, nos municípios de Assis Brasil e Brasiléia, e nos últimos quatro anos as propriedades foram utilizadas como unidades demonstrativas para a transferência de tecnologias para outros produtores de leite da região, por meio de cursos e eventos como dias de campo. A realização do controle zootécnico e financeiro nas propriedades demonstrativas permitiu uma avaliação do impacto da adoção das tecnologias na eficiência técnica e econômica dos sistemas de produção utilizados, comprovando sua sustentabilidade.
O melhoramento genético do rebanho é outro fator da maior relevância e que produtores estão adotando. Eles aprenderam com técnicos da Embrapa Acre as facilidades e vantagens da inseminação artificial e passaram a utilizar sêmen de touros provados de raças leiteiras em cruzamentos. Em algumas propriedades, a produção de leite por lactação aumentou de 662 kg/vaca para 1.329 kg/vaca e a produção anual aumentou de 14.312 kg de leite para 20.518.
O Dia de Campo na TV sobre “Alternativas tecnológicas para a pecuária leiteira no Acre” é uma produção da Embrapa Acre (Rio Branco – AC) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Educativa São Carlos / SP (canal 48) às quintas-feiras, 18h30
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h
TV Agromix, diariamente, www.agromix.tv
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de informações e reportagens dos anos anteriores.

Mais informações:

Embrapa Acre
www.cpafac.embrapa.br
Diva Gonçalves (MTb 0148/AC)
diva@cpafac.embrapa.br
Fone: (68) 3212 3255

Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Fone: (61) 3448 4485

Informações Gerais

  • 03/10/2010 à 03/10/2010
  • AC - Porto Acre
  • Gratuíto

Localização do Evento