Dia de Campo de Conservação do Solo

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu, realiza, no dia 1° de junho, o I Dia de Campo de Conservação do Solo, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado. O público alvo do evento são os produtores da região, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos agrícolas.

As inscrições podem ser feitas a partir das 7h30 do dia do evento. Às 8h30, o professor Sérgio Lázaro de Lima, do Departamento de Recursos Naturais – setor de Ciência do Solo – da FCA, profere a palestra “Introdução à Conservação do Solo”. Na seqüência, a equipe da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), aborda o tema “Situação Atual da Conservação de Solo na Região de Botucatu”.

A partir das 10h, os inscritos participam das atividades de campo, na área de produção da Fazenda Experimental Lageado. Estão programadas praticas de construção de terraços, de captação de água com caixa de contenção e de recuperação de estradas. Por fim, os participantes farão uma visita à área de plantio direto da Fazenda.

Segundo o professor Paulo Arbex, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e coordenador do evento, a conservação do solo é um tema que exige conscientização em âmbito mundial. “Caso não tenhamos os cuidados devidos com uma determinada área, pode haver perda da capacidade produtiva do solo, provocando a necessidade de abrir novas áreas para o cultivo. Há uma frase de Lester Brown que uso em minhas aulas que diz: “O solo não é uma herança que recebemos de nossos pais, mas sim um patrimônio que tomamos emprestado de nossos filhos”.

O I Dia de Campo de Conservação do Solo é uma realização do Centro Agrícola de Consultoria Cenagri Jr. (empresa junior), Programa de Educação Tutorial (PET) da Agronomia e o Grupo de Plantio Direto da FCA.

Informações Gerais

  • 01/06/2007 à 01/06/2007
  • SP - Botucatu
    Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento