Dia de Campo do Projeto Biomas – Cerrado

Um Dia de Campo com orientações sobre a adequação ambiental da propriedade rural ao Novo Código Florestal será realizado no dia 7 de junho (sexta-feira), na Fazenda Entre Rios, localizada na região do PAD-DF. O objetivo do evento (Dia de Campo do Projeto Biomas – componente Cerrado) é estimular a produção florestal com espécies nativas e auxiliar produtores na tarefa de ajustar a propriedade rural à nova legislação. “Todos os assuntos tratados no Dia de Campo buscam não apenas auxiliar no Programa de Regularização Ambiental, mas também trazer alternativas de retorno econômico”, afirma o pesquisador da Embrapa, Felipe Ribeiro.

As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas antecipadamente. Para garantir a participação no Dia de Campo, os interessados devem se inscrever até o dia 3 de junho (acesse aqui o formulário). A organização do evento vai disponibilizar transporte limitado as 100 primeiras pessoas que se inscreverem previamente. Os veículos sairão às 6h45 da sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que fica na SGAN Quadra 601, Ed. Antônio Ernesto de Salvo - Brasília (DF). O Dia de Campo está sendo realizado pela Embrapa e CNA, com apoio do BNDES e parceria da Fazenda Entre Rios.

O Dia de Campo começará às 8h, com a recepção dos participantes e divisão dos grupos, que percorrerão três estações. Os temas de cada uma delas serão: 1) A árvore na propriedade rural, com Sybelle Barreiras e Francine Calil, ambas da Universidade Federal de Goiás (UFG); 2) Adequação ambiental da propriedade rural/Webambiente, com José Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados, e Alisson Neves, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e 3) Métodos de recomposição da vegetação nativa do Cerrado, com Maria Cristina de Oliveira, da UnB/FUP (Faculdade UnB Planaltina), e Alexandre Sampaio, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Webambiente – um dos assuntos a serem tratados no Dia de Campo será a ferramenta Webambiente. Trata-se de um sistema de informação interativo que contempla o maior banco de dados já produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental. Foi desenvolvido pela Embrapa e pelo Ministério do Meio Ambiente, em cooperação com diversos especialistas de diferentes instituições parceiras. Ao acessar o sistema, o interessado tem a disposição o Simulador de Recomposição Ambiental. A ferramenta oferece sugestões de estratégias de recomposição e uma lista de espécies para adequação ambiental do imóvel rural a partir de algumas respostas dadas pelo produtor rural. 

Serviço: Dia de Campo do Projeto Biomas – Cerrado
Horário: das 8h às 12h30
Local: Fazenda EntreRios (PAD-DF, módulos 11 e 14, Brasília DF)
Mais informações: (61) 2109 4101

Acesse aqui a localização da Fazenda Entre Rios (Guzerá da Capital)

Informações Gerais

  • 07/06/2019 à 07/06/2019
  • DF - Brasília
    Fazenda EntreRios
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento