CI

ConectarAGRO evolui e irá se tornar uma associação

Referência dos setores de agronegócio e de telecomunicações, as oito empresas que apoiam a iniciativa apresentam suas soluções na Futurecom 2019


A solução de conectividade aberta, simples e acessível promovida pelo ConectarAGRO vem colaborando diretamente para levar internet aos campos agrícolas brasileiros. Com mais de 1,6 milhão de hectares conectados, a iniciativa agora evolui e está prestes a se tornar uma associação, formada por AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. A novidade será anunciada na Futurecom, maior evento de transformação digital da América Latina, que aconteceu entre os dias 28 e 31, em São Paulo (SP). 

Na ocasião, as oito empresas participarão de painéis e debates e irão expor, no estande do ConectarAGRO, suas respectivas soluções para o mercado agrícola e de telecomunicações. 

E foi na Futurecom do ano passado que as empresas que lideram o ConectarAGRO começaram a conversar com o propósito único de contribuir para aumentar a conectividade de máquinas e pessoas nas áreas agrícolas do Brasil. 

A diversidade, a competência e o interesse comum das empresas criaram um ambiente para melhor entender o problema de conectividade no campo brasileiro, através dos seus diversos ângulos, contribuindo para gerar estratégias efetivas para solucioná-lo, beneficiando o agronegócio nacional. 

No final de abril de 2019, as mesmas ideias se transformaram em realidade e nasceu o ConectarAGRO, iniciativa que chegou para promover um ecossistema favorável de acesso à internet móvel nas mais diversas regiões agrícolas do País, utilizando a rede 4G na faixa de 700MHz, tecnologia global que permite a cobertura com melhor compromisso entre cobertura e capacidade. 

Agora, quando os tramites jurídicos e administrativos forem finalizados, a iniciativa dará o seu próximo passo com o “nascimento” de uma associação civil sem fins lucrativos. Sem negociar nenhum produto, seu objetivo continuará sendo levar o acesso à internet no campo e fomentar políticas públicas de conectividade para o setor, além de favorecer ainda mais o surgimento de novas soluções para o agronegócio por meio das várias AgTechs que surgem nesse ecossistema. 

No futuro próximo, a associação espera ampliar a sua rede por meio de novos apoiadores. Em breve, as regras de admissão de novos membros serão disponibilizadas. Enquanto isso, os interessados já podem procurar o stand do ConectarAGRO na Futurecom para mais informações. 

Outros detalhes sobre o ConectarAGRO estão também disponíveis no site www.conectaragro.com.br. Informações sobre os produtos e serviços específicos de cada empresa que apoia essa iniciativa estão disponíveis em seus respectivos sites e canais de relacionamento. 

Conectando máquinas e pessoas

O ConectarAGRO promove não apenas a conexão de máquinas, mas também a de pessoas, permitindo por meio desta flexibilidade um maior aproveitamento da solução. Adicionalmente, por seguir um conceito aberto de padrão global, a solução promovida oferece ainda mais benefícios em relação às demais soluções tecnológicas disponibilizadas no mercado, que seguem conceitos fechados, que limitam seu uso e geram insegurança de investimento por parte de agricultor, dificultando sua adoção em larga escala. 

Com a solução promovida, independente do segmento em que atua, o produtor rural pode usufruir, de forma completa, dos recursos disponíveis hoje de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com a disponibilidade da conectividade. 

Dessa forma, o ConectarAGRO, promovendo a conectividade no campo, é fundamental para otimização das máquinas e da lavoura, contribuindo para que o agronegócio brasileiro dê um novo salto de produtividade e aumente ainda mais a sua competitividade no cenário internacional. 

A TIM, operadora de telecomunicações associada ao ConectarAGRO, estima que o investimento para implantar a tecnologia é de até meia saca de soja por hectare – o que representa um investimento baixo frente aos benefícios que serão obtidos pelo agricultor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.