Dia de Campo na TV - Mostra Inoculante Que Reduz a Aplicação de Fertilizante na Cultura do Milho

O Dia de Campo na TV desta semana mostra um inoculante desenvolvido pela Embrapa para aplicação na cultura do milho. O programa será exibido sexta-feira, 17 de julho, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo (19), às 7h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), numa parceria com a Embrapa Agrobiologia (Seropédica – RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A ação de bactérias benéficas vem sendo testada na cultura do milho com bons resultados. A Embrapa Agrobiologia, em parceria com a Embrapa Roraima, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Cerrados, desenvolveu um inoculante que foi testado durante três anos consecutivos em diferentes regiões do Brasil.

Utilizando variedades desenvolvidas e adaptadas às regiões brasileiras, os resultados dos testes apontam para uma redução de 50% da dose de fertilizante aplicado à cultura, sem queda de produtividade. Os resultados obtidos pela Embrapa Roraima mostram que a inoculação das sementes da cultivar BRS1010 rendeu uma redução no custo de produção de trezentos reais por hectare.

O inoculante produzido pela Embrapa Agrobiologia, além de proporcionar menor uso de fertilizantes nitrogenados, aumenta a resistência a estresses, principalmente o hídrico, e estimula a absorção de água e nutrientes do solo. O produto contém uma estirpe de bactéria fixadora de nitrogênio e promotora de crescimento de plantas. Este microrganismo benéfico chamado Herbaspirillum seropedicae foi obtido de amostras de raízes de cereais e descoberto em 1986 pela Embrapa Agrobiologia.
 
O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: "Falando Sobre", "Na Prática", "Terra Saudável", "Conhecendo a Embrapa" e "Sempre em Dia".

Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net /Sky/Parabólica).
Pela NBR - TV do Governo Federal - Saiba como acessar <http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm> .
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Embrapa – www.sct.embrapa.br/liv/ .
A matéria principal do programa pode ser vista também no site www.sct.embrapa.br/diacampo. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

Mais informações:

Embrapa Agrobiologia
www.cnpab.embrapa.br
Jornalista: Ana Lúcia Ferreira (MTB: 16913/RJ)
Telefone: (21) 3441-1594
E-mail: analucia@cnpab.embrapa.br
 
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br
Jornalista: Maria Luiza Brochado (763-7/V – DRT/DF)
Telefone: 61-3448 4807
Email: malu@sct.embrapa.br

Informações Gerais

  • 17/07/2009 à 17/07/2009
  • DF - Brasília
  • Gratuíto

Localização do Evento