Dia de Campo na TV - Produção de café com sustentabilidade ambiental

O Dia de Campo na TV desta semana fala sobre a 'Produção de café com sustentabilidade ambiental'. O programa será exibido sexta-feira, 5 de junho, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo (7), às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção deste programa é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília–DF), em parceria com a Embrapa Café (Brasília–DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Possibilitar o reuso da água do processamento do café, tornando a produção mais sustentável ecologicamente e valorizando o produto final. Esse é o objetivo do sistema desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café).

A tecnologia mostra maneiras de reutilizar por até cinco vezes a água usada para a lavagem do café. Essa água, após a lavagem, ainda pode ser usada para a fertirrigação, já que contém elevada carga orgânica. Além disso, os resíduos que sobram nesse processo podem ser aproveitados na elaboração de composto orgânico, que pode ser jogado na lavoura na forma de adubo.

O pesquisador da Embrapa Café Sammy Fernandes Soares ressalta que o objetivo da pesquisa é reduzir a quantidade de água que é gasta no processamento do cafeeiro, além de não desperdiçá-la, visto que contém nutrientes que podem ser aproveitados pelas plantas. O sistema proporciona, ainda maior valor de mercado ao produto final, pois a economia de água no processamento e o aproveitamento da água residuária são itens valorizados pelos diversos organismos de certificação de café existentes hoje no mundo.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa e Sempre em Dia.

Como sintonizar o programa:

Canal Rural (Net /Sky/Parabólica).

Pela NBR - TV do Governo Federal - Saiba como acessar <http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm> .

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Embrapa – www.sct.embrapa.br/liv/ .

A matéria principal do programa pode ser vista também no site www.sct.embrapa.br/diacampo. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

Mais informações:

Embrapa Café
www.embrapa.br/cafe
Jornalista: Jurema Iara Campos (MTb 1.300/DF)
Fone: (61) 3448-4085
E-mail: jurema.campos@embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica

www.sct.embrapa.br
Jornalista: Maria Luiza Brochado (763-7/V – DRT/DF)
Telefone: 61-3448 4807
Email: malu@sct.embrapa.br

Informações Gerais

  • 05/06/2009 à 05/06/2009
  • DF - Brasília
    Canal Rural (NET/SKY) / NBR (TV do Governo Federal)
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento