Dia de Campo na TV apresenta o azevém para pastagens

O assunto principal do Dia de Campo na TV desta semana é BRS Ponteio-azevém para pastagem de inverno. O programa vai ao ar dia 24 de dezembro, sexta-feira, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 26 de dezembro, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

A cultivar Azevém BRS Ponteio, contribui de  forma estratégica para a alimentação do gado, pois garante a produção de pastagens no inverno, mesmo com frio intenso.  A forrageira é recomendada  para a região Sul do Brasil e tem como vantagens um ciclo mais longo, maior produtividade e melhor proporção de folhas.  “Esperamos um aumento de produtividade  na cadeia de produção do leite e da carne, assim como na cadeia de produção de sementes forrageiras. A  adoção da cultivar poderá gerar um significativo incremento na produção, aumentando a possibilidade do produtor de gerar receita durante o inverno”, explica a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Andréa Mittelmann.

Essa cultivar é o primeiro produto do trabalho associado de pesquisa que vem sendo conduzido no Sul desde 2002, com a participação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), outras unidades da Empresa e universidades.

São esperados impactos ambientais positivos decorrentes da adoção de uma cultivar mais produtiva nos sistemas de integração lavoura-pecuária. “A principal vantagem do Azevém BRS Ponteio é um ciclo de produção mais longo, sendo possível colocar os animais na pastagem quase um mês antes em relação aos outros azevéns. No final do ciclo, este azevém vai florescer mais tarde e assim mantém uma quantidade de forragem de qualidade por um período mais longo. Além disso, entre as localidades onde a nova cultivar foi testada revelou-se 7% mais produtiva, justamente por ter um ciclo de produção mais longo”, diz o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jamir Luis Silva da Silva.

O Dia de Campo na TV sobre BRS Ponteio-azevém para pastagem de inverno é uma produção da Embrapa Clima Temperado (Pelotas – RS) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h
TV Agromix, www.agromix.tv ,diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.
 
Mais informações:
Embrapa Clima Temperado
www.cpact.embrapa.br
Christiane Rodrigues Congro
christiane.congro@cpact.embrapa.br
Tel.: (53) 3275-8113

 

Informações Gerais

  • 26/12/2010 à 26/12/2010
  • SP - São Paulo
  • Gratuíto

Localização do Evento