Dia de Campo na TV apresenta produção de pêssego certificado

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é "Pêssego certificado: qualidade de frutos e saúde do consumidor". O programa será exibido sexta-feira, 22 de janeiro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30, com reprise às 15h30. A programação do DCTV é transmitida também pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), domingo 24 janeiro, às 8h. A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília–DF), em parceria com Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves–RS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A produção integrada começou a ser pesquisada no Brasil em 1997, e a maçã foi a primeira fruta a fazer parte do sistema. Trata-se de um modo de cultivo que controla e registra todo o processo de produção e comercialização, fiscalizada por instituições credenciadas no Inmetro, gerando produtos certificados de alta qualidade.
O pêssego é a sexta fruta brasileira a receber o atestado de conformidade com sistema de produção integrada. Antes da fruta alcançar o ponto de venda são realizadas análises de resíduos de agrotóxicos. Ao final do processo, após aprovação, a fruta recebe um selo oficial que garante qualidade, segurança e rastreabilidade, permitindo conhecer sua origem e controles realizados durante o ciclo produtivo, baseado nas normas e regulamentos em vigor.
A produção integrada de pêssego é um projeto nacional, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, com a participação de entidades responsáveis pelas ações nos estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, este último, nas cidades de Porto Alegre e Pelotas e também na Serra Gaúcha, principal polo produtor de pêssegos para consumo in natura do Brasil. A ação é coordenada pela Embrapa Uva e Vinho.
Marcos Botton, o convidado do programa, diz que o sistema de produção integrada está conquistando o mercado por apresentar vantagens sobre o sistema convencional, com foco na segurança do alimento, rastreabilidade, preservação ambiental e respeito ao consumidor e ao produtor, principalmente pela redução no uso de agroquímicos. 
 
Mais informações:
Viviane Zanella (Reg. 14004 MTb-RS)
Telefone: (54) 3455-8084
E-mail: viviane@cnpuv.embrapa

Informações Gerais

  • 22/01/2010 à 22/01/2010
  • DF - Brasília
    Embrapa Informação Tecnológica
  • Gratuíto

Localização do Evento