Dia de Campo na TV fala sobre a produção de oleorresina de copaíba

O assunto principal do Dia de Campo na TV desta semana é Produção sustentável de oleorresina de copaíba. O programa vai ao ar dia 17 de dezembro, sexta-feira, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 19 de dezembro, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

O oleorresina de copaíba está entre os produtos não-madeireiros da Amazônia com grande potencial econômico, sendo bastante procurado pelo mercado, por suas múltiplas possibilidades de uso - matéria-prima na produção de medicamentos, cosméticos, tintas e outros produtos consumidos em larga escala no Acre, desde a década de 1990.

Diversas comunidades extrativistas praticam o manejo sustentável da copaíba, contribuindo para a conservação da espécie e manutenção da atividade como alternativa de trabalho e renda para as famílias rurais da região. Aliando conhecimento tradicional a informações científicas, moradores da reserva extrativista Cazumbá Iracema, localizada no município de Sena Madureira, a 140 quilômetros de Rio Branco (AC), passaram a compreender melhor o comportamento produtivo de copaibeiras. O trabalho vem proporcionando melhorias no planejamento da atividade de coleta do óleo e ajudando os extrativistas a estimar a produção comercial.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Acre, Lúcia Wadt, o principal problema enfrentado na atividade é a incerteza na produção, devido ao pouco conhecimento sobre a capacidade produtiva das árvores.  “A produção de óleo de copaíba é influenciada por fatores ambientais e genéticos, por isso, nem todas as árvores apresentam produtividade competitiva para o mercado. Essas peculiaridades da espécie afetam diretamente a atividade, com reflexos para as famílias extrativistas”, explica.

No período de 2006 a 2009 pesquisadores de diversas unidades da Embrapa, localizadas na Região Norte, avaliaram o comportamento produtivo de diferentes espécies de copaibeiras do Acre, Rondônia, Roraima e Pará, com o objetivo de identificar indicadores que pudessem orientar a produção e fortalecer a atividade. A pesquisa, realizada a partir da rede Kamukaia, projeto coordenado pela Embrapa Acre, revelou que, entre outros fatores, o que mais influencia a produção é a data de coleta do óleo e a espécie da árvore. Os resultados também mostraram que o período de maior produtividade varia deestado para estado, confirmando o comportamento irregular da planta.

O Dia de Campo na TV sobre Produção sustentável de oleorresina de copaíba é uma produção da Embrapa Acre (Rio Branco – AC) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 

Como sintonizar o programa: 
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30 
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar 
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h 
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h 
TV Agromix, www.agromix.tv ,diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, alémde reportagens dos anos anteriores.
 

Mais informações: 
Embrapa Acre 
www.cpafac.embrapa.br 
Diva Gonçalves (Mtb-0148/AC) 
diva@cpafac.embrapa.br 
Tel.: (68) 3212 3407 
  
Embrapa Informação Tecnológica 
www.embrapa.br/diacampo 
Maria Luiza Brochado (DRT-DF 763 0574-V) 
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.: (61) 3448 4485

 

 

 

 

Informações Gerais

  • 17/12/2010 à 17/12/2010
  • SP - São Paulo
  • Gratuíto

Localização do Evento