Dia de Campo na TV mostra produção integrada de arroz

O Dia de Campo na TV apresenta esta semana o tema "Produção integrada de arroz: certificação e rastreabilidade". Este programa vai ao ar dia 26 de março, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo (28), às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

Mais de 5 mil pessoas em diferentes segmentos da cadeia produtiva do arroz já foram sensibilizadas sobre o processo de produção integrada (PI).  Esse processo busca um equilíbrio entre as práticas da agricultura tradicional e a orgânica e vem garantindo rentabilidade às lavouras e cumprindo com as exigências sociais estabelecidas pela normalização de produção.  Além disso, esse tipo de manejo do arroz trouxe ganhos para o meio ambiente.

A produção integrada atinge os segmentos campo e pós-colheita da cadeia produtiva do arroz – da lavoura ao consumidor – buscando a segurança alimentar e ambiental, utilizando a rastreabilidade, a certificação e a concessão de um selo de conformidade.

“Esse sistema diferencia-se dos demais projetos que atuam somente até a porteira das propriedades orizícolas”, explica uma das coordenadoras do programa e pesquisadora Maria Laura Mattos, da Embrapa Clima Temperado.  Ela fala que ao adotar a norma técnica específica (NTE) do arroz, que é o que define o que é permitido, recomendado e proibido na produção integrada, os produtores fazem de forma voluntária e utilizam um selo de qualidade para o arroz produzido neste sistema, concedido por meio do Inmetro, órgão oficial de certificação do sistema agropecuário de produção integrada.  Mas, conforme a pesquisadora, a NTE não define um sistema de produção específico, pois existem vários sistemas de produção de arroz como irrigado e sequeiro, que podem se enquadrar nos princípios deste processo.

“Com o selo é possível fazer a rastreabilidade do sistema de produção, facilitando a exportação e a aceitação pelo consumidor”, completa a pesquisadora.  Segundo ela, ao adotar a rastreabilidade como ferramenta de manejo nas lavouras de arroz, o produtor melhora os índices de conformidade do produto como alimento seguro. “A rastreabilidade registra todas as ações de campo e da pós-colheita, é o acompanhamento do grão a partir da produção até a mesa do consumidor”, garante Maria Laura.

Quanto às contribuições ambientais, a produção integrada gera demandas de pesquisa para soluções de racionalização ou substituição de insumos poluentes, segurança e qualidade dos alimentos, redução de custos e organização de mercados. De acordo com os incentivos, cerca de R$ 1 bilhão no último plano agrícola e pecuário, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vem direcionando aos produtores que adotem programas de sustentabilidade, sinaliza-se um programa que tem tudo para dar certo, uma oportunidade de negócio diferenciado. Além disso, o programa impulsiona a produção de alimentos seguros para a saúde humana.

O Dia de Campo na TV sobre "Produção integrada de arroz: certificação e rastreabilidade" tem a produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS) unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o programa:

*  Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) - a partir das 9h30
* Pela NBR - TV do Governo Federal - Domingo às 8h - Saiba como acessar 
* TV Educativa  - São Carlos / SP (canal 48) (às quintas-feiras - 18h) 
* TV Sete Lagoas - MG (às quintas-feiras - 22h)

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61)  3448-4236 / 3340-9999, ou pela Livraria Embrapa – www.sct.embrapa.br/liv/

A matéria principal do programa pode ser vista também no site www.sct.embrapa.br/diacampo. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

Mais informações:

Embrapa Clima Temperado
www.cpact.embrapa.br
Jornalista: Cristiane Betemps- MTb 7418-RS
Telefone: (053) 3275-8215
E-mail:betemps@cpact.embrapa.br

Informações Gerais

  • 26/03/2010 à 26/03/2010
  • DF - Brasília
    Canal Rural, NBR - TV do Governo Federal, TV Educativa SP, TV Sete Lagoas
  • Gratuíto

Localização do Evento