Embrapa expõe tecnologias de café e de controle biológico de pragas em shopping de Brasília

Embrapa expõe tecnologias de café e de controle biológico de pragas em shopping de Brasília

Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, DF, faz aniversário e comemora cinco anos de parceria com a Embrapa

Brasília, 08 de dezembro de 2006 – A Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, DF, está completando cinco anos e para comemorar vai promover uma edição comemorativa do evento nos dias 09 e 10 de dezembro. É claro que a Embrapa não poderia ficar de fora, já que participa da Feira desde a primeira edição em 2001, durante todo último final de cada mês. Nessa edição, a Empresa vai apresentar tecnologias desenvolvidas por duas de suas 41 unidades: a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Café, ambas localizadas em Brasília.
“Esse evento é muito importante, pois marca cinco anos de parceria entre a Embrapa e o Shopping CasaPark”, afirma o Chefe-Geral José Manuel Cabral. Segundo ele, a participação da Embrapa em eventos, como feiras e exposições é fundamental para divulgar as tecnologias da Empresa para o grande público e popularizar a ciência junto à sociedade em geral.
A tecnologia apresentada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia será o controle biológico de percevejos da soja a partir do uso de feromônios, que são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação. Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.
A utilização de feromônios para controle de pragas agrícolas é uma das tecnologias da Embrapa disponíveis para incubação de empresas. As pesquisas estão sendo conduzidas em parceria com a empresa privada Biocontrole – Métodos de Controle de Pragas Ltda. e vão resultar no desenvolvimento do primeiro produto biológico à base de semioquímicos para controle do percevejo marrom da soja no Brasil, que deverá estar no mercado em 2007.
A Embrapa Café vai apresentar as diversas tecnologias desenvolvidas para produção de cultivares de café de alta qualidade e quem visitar o estande da Empresa na Feira Botânica terá a oportunidade de provar uma dessas variedades especiais de café.

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672
E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Informações Gerais

  • 09/12/2006 à 10/12/2006
  • DF - Brasília
    Setor de Garagens Sul
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento