Embrapa vai expor tecnologias em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Exposição em shopping de Brasília vai apresentar pesquisas que valorizam a conservação e o uso sustentável das culturas agrícolas

Brasília, 01 de junho de 2006 – Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e em homenagem a essa data tão importante, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vai participar da exposição “Semana do Meio Ambiente” no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, DF, no período de 5 a 10 de junho, das 10 às 22h00. O objetivo é mostrar ao público da capital federal as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em prol da preservação do meio ambiente, como a que desenvolve produtos para controle biológico de pragas e doenças da agricultura; ou a que coleta e conserva espécies vegetais em áreas sujeitas à inundação pela construção de hidrelétricas; ou ainda a que estuda o potencial de espécies nativas da região centro-oeste para incrementar o seu uso por pequenos produtores e pelo setor empresarial.
Enfim, novidades não vão faltar no estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que ficará localizado na Ala Norte do Conjunto Nacional. Conheçam um pouco mais sobre as pesquisas que serão apresentadas. Vale a pena conferir!

Plantas do futuro

Muitas das espécies vegetais que ocorrem na região centro-oeste são, hoje, subutilizadas, na maioria das vezes, por desconhecimento dos produtores. Por isso, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com outras unidades da Embrapa e instituições brasileiras, coordena o projeto denominado “Plantas do Futuro” na região centro-oeste, que tem como objetivo pesquisar e estudar os potenciais das espécies forrageiras, frutíferas, medicinais, aromáticas e ornamentais, visando otimizar a sua utilização pelos produtores e pela indústria.

Resgate de espécies vegetais em áreas sob impacto ambiental

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem um programa sistemático de realização de expedição de coletas em áreas ambientalmente ameaçadas, especialmente pela construção de hidrelétricas. Atualmente, a Unidade desenvolve essas ações em Barra Grande, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, e em Estreito, na divisa do Maranhão com Tocantins, com o objetivo de resgatar e conservar a variabilidade genética de espécies da nossa flora, que poderiam desaparecer com essas ações.

Controle biológico
Insetos e microrganismos benéficos

Vários insetos são importantes para o meio ambiente, como os polinizadores e aqueles usados como agentes no controle biológico de pragas. Serão apresentados no evento exemplares desses insetos para despertar a consciência ambiental do público presente e o conhecimento sobre suas funções na ecologia e agricultura. Será mostrado também o processo para desenvolvimento de inseticidas biológicos que já estão no mercado e são capazes de controlar insetos transmissores de doenças como a malária e a dengue. Esses produtos foram desenvolvidos em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, do Distrito Federal.

A exposição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente acontece de 5 a 10 de junho, das 10 às 22h00, na Ala Norte (1º piso) do Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, DF.

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672
E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br






Informações Gerais

  • 05/06/2006 à 10/06/2006
  • DF - Brasília
    Parque Estação Biológica PqEB Final da Av. W5 Norte
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento