Encontro Tecnológico de Verão

InformaçõesA Cooperativa Central de Pesquisa AgrícolaCoodetec, em parceria com a M.A. Máquinas|John Deere e a Bayer CropScience, prepara mais um Encontro Tecnológico de Verão. O evento está marcado para os dias 12 e 13 de janeiro e são esperadas cerca de 600 pessoas, entre produtores, profissionais agrícolas e estudantes, na sede da Cooperativa em Cascavel (BR 467, km 98). O público terá acesso a seis estações no campo. Nos três espaços da Coodetec, serão apresentados os avanços da pesquisa CD e as novidades em soja e híbridos de milho, destacando as diferentes plataformas biotecnológicas para as culturas. “Nossa equipe de pesquisa também estará presente neste evento para esclarecer dúvidas dos produtores. Haverá, por exemplo, explicação sobre a diferença do manejo do milho para as três tecnologias Bt (YieldGard, Herculex*I e VT Pro). Tudo isso visando a obtenção do melhor rendimento na lavoura”, destacou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro.

 
Soja
Durante o Encontro Tecnológico de Verão Coodetec, o visitante conhecerá as variedades de soja de melhor adaptação para a região Sul do Brasil e Paraguai. “Em 2012, a Coodetec lançará cultivares que atendem as atuais demandas do produtor. Temos soja de plantio antecipado, com diversidade de ciclo, crescimento indeterminado, tolerância a nematoides e doenças”, informou o gerente comercial Sul, Marcelo da Costa Rodrigues
Entre as tecnologias transgênicas disponíveis em 2012, o produtor conhecerá, nos dias 12 e 13 de janeiro, a cultivar CD 2585RR, de ciclo superprecoce, crescimento indeterminado e altamente resistente ao acamamento, indicada para as regiões altas e frias. Também serão apresentadas as cultivares CD 2630RR (precoce) e CD 2737RR (semiprecoce), ambas indeterminadas, permitem antecipação da semeadura, viabilizando o plantio de milho safrinha. Além disso, os sojicultores terão a oportunidade de conhecer a versão RR das cultivares CD 202 e CD 215. Estas duas variedades são conhecidas do produtor, porém, agora transformadas, garantirão maior facilidade no manejo de plantas daninhas.
 
Milho 
De acordo com Rodrigues, para quem produz milho, serão apresentados híbridos superprecoces, de alto potencial produtivo, tolerância ao acamamento, com sanidade foliar e de grão. “Nas parcelas de milho da Coodetec, os visitantes terão acesso aos destaques de rendimento nos ensaios da safrinha 2011: CD 3501Hx e CD 3464Hx. O primeiro exige nível de tecnologia mais avançado na lavoura, enquanto que o segundo requer tecnologia média.” Os dois híbridos possuem como principais características sanidade, tolerância ao acamamento e qualidade de grãos, tendo ainda proteção contra lagartas
Além dos lançamentos 2012, a Coodetec apresentará dois híbridos pré-comerciais, ambos transgênicos.
 
Parceiros 
Nas demais estações do Encontro Tecnológico de Verão Coodetec, a John Deere, através da M.A. Máquinas, irá abordar o tema Tecnologia da Aplicação e, a Bayer CropScience, trará o projeto Muito Mais Manejo de Plantas Daninhas, o Programa Bayer de Tratamento de Sementes Industrial e o projeto construindo produtividade nas culturas do soja  e milho.
 
Programação 
O Encontro Tecnológico de Verão Coodetec 2012 acontece nos dias 12 e 13 de janeiro. A programação, que inclui palestra com o engenheiro agrônomo, consultor e produtor, Jorge Verde, de Uberaba/MG, se repete nos dois dias, no período da manhã e à tarde.
 
Manhã 
8hRecepção com café da manhã
8h30Palestra de abertura - “Milho: práticas que visam alto rendimento”, com Jorge Verde. 
9h30Início do giro pelas estações (Coodetec, Bayer CropScience e John Deere).
12h30 – Almoço.
 
Tarde
12h30Recepção com almoço.
14h - Palestra de abertura - “Milho: práticas que visam alto rendimento”, com Jorge Verde. 
15h - Início do giro pelas estações (Coodetec, Bayer CropScience e John Deere). 
18hCafé da tarde.
 
Sobre a Coodetec
A Cooperativa Central de Pesquisa AgrícolaCoodetec é uma empresa que pertence a 185 mil agricultores filiados a 33 cooperativas no Brasil, que juntas somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa. O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT. (Fernanda Benedito)

Informações Gerais

  • 12/01/2012 à 13/01/2012
  • PR - Cascavel
    Sede da Cooperativa - BR 467, km 98
  • Gratuíto

Localização do Evento