Enipec 2010

• Realizador: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso
• Evento: Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária
• Edição: 6ª
• Cadeias produtivas: Apicultura, Aquicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Equideocultura, Ovinocultura, Caprinocultura e Suinocultura
• Tema: “Os desafios de quem produz”

Importância Estratégica do Evento
O Sistema Famato – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – tem como missão garantir, acima de tudo, que os produtores rurais do Estado tenham seus direitos respeitados. Este sistema coordena, defende e representa legalmente a categoria. Ao seu lado trabalham 86 Sindicatos Rurais e entidades parceiras. Atua na busca de alternativas de produção em que a geração de renda tenha como suporte a agregação de valor a matéria-prima.
Para isso, vem cada vez mais fomentando a integração dos elos das cadeias produtivas, principalmente dos “geradores” de novas tecnologias, ou seja, a pesquisa básica e aplicada, ao setor produtivo, que realmente coloca em prática essas novas tecnologias e validam a sua aplicação e os seus resultados em termos econômicos para um determinado setor.
Mato Grosso possui 2,8 milhões de habitantes e 141 municípios distribuídos em 90 milhões de hectares, dos quais cerca de 35 milhões de hectares são explorados pela agropecuária. Sua economia está baseada no setor agropecuário, que representa a maior parte do PIB e levou o Estado a ocupar o posto de 3º maior exportador nacional do agronegócio em 2009.
Com o maior rebanho bovino dentre as federações do Brasil, com 26 milhões de cabeças, o estado tem capacidade estática de confinamento de 668 mil cabeças, estrutura que nos permite engordar mais de um milhão de cabeças de gado. Além de abastecer o mercado interno, a pecuária mato-grossense exerce grande relevância nas exportações brasileiras, principalmente por estar há 15 anos sem febre aftosa, tendo como principais destinos a União Européia, China, Rússia, Oriente Médio e Venezuela.
Dentre as atividades ligadas ao segundo ciclo, merece destaque a suinocultura e a avicultura, que cresceram mais de 100% nos últimos cinco anos e têm um parque industrial em franco crescimento no Estado. Prova disso é que grandes empresas do setor estão se instalando em cidades como Nova Mutum, Cuiabá e Lucas do Rio Verde, sendo que esta última possui a planta frigorífica com maior capacidade de abate de frangos e suínos da América Latina.
Desse modo, pelo fato de Mato Grosso reunir toda essa pujança econômica centrada no agronegócio e também porque é aqui, afinal, que estão localizados os maiores produtores agropecuários do país, que a realização do ENIPEC – Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária – no Estado adquire um significado ainda maior.

A estrutura do evento
O Enipec 2010 é um evento com programação técnico-científica, composta por palestras magnas, abertas a todas as cadeias produtivas, e setoriais – específicas para cada cadeia produtiva atendida pelo evento. Além da programação técnica, há espaço para uma feira de relacionamento, em que empresas, organizações e instituições apresentam serviços, produtos e soluções para a pecuária.

Por que vale a pena participar do Enipec 2010
• Comunicação direta com clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros da agropecuária
• Maior evento do segmento de Mato Grosso e um dos principais do país
• Excelente oportunidade para o fortalecimento da imagem e
marca das entidades participantes junto ao público-alvo – produtores rurais
• Posicionamento da empresa no setor de agronegócio
• Possibilidade de fechamento de novos contratos e de conversar diretamente com o público alvo.

União de forças
O Enipec 2010 é fruto da soma de várias forças. Nesta edição, a Famato conta com dois parceiros de peso como co-realizadores: o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Patrocínio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Além disso, o evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Sindicatos Rurais, Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), Fundo de Amparo à Bovinocultura (Fabov), Sebrae/MT, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso(Fapemat).

Informações:
Secretaria Executiva do Enipec 2010
Edifício Famato – Rua B, S/N esquina com Rua 02 - Centro Político Administrativo – Cuiabá – MT – 78049-908
Fone: (65)3928-4421/3928-4471
secretaria@enipec.com.br
www.enipec.com.br

Informações Gerais

  • 03/05/2010 à 05/05/2010
  • MT - Cuiabá
    Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, S/ Nº - Ribeirão do Lipa
  • Gratuíto

Localização do Evento