ENTEC$ 2015 - Encontro Nacional de Tecnologia para Segunda Safra

Em 2000, a Fundação Rio Verde lançou o primeiro projeto de pesquisa com culturas de Safrinha. O projeto contava com a realização de um Dia de Campo para demonstração das tecnologias avaliadas. A forte demanda por estas tecnologias foi comprovada, e já no 1º ano de realização, o "Dia de Campo Safrinha 2000" contou com 17 empresas parceiras e atraiu mais de 300 produtores. Em março de 2001 foi realizado o primeiro dia de campo da soja, mais um importante passo na consolidação da Fundação Rio Verde como Instrumento de difusão tecnológica.

Pela seriedade da condução e qualidade dos trabalhos, já em 2002, o dia de Campo da Soja transformou-se no SHOW SAFRA e o dia de campo do Milho e Sorgo em SHOW SAFRINHA, evoluindo para um os mais respeitados eventos tecnológicos do cerrado brasileiro o ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DE SAFRAS - ENTEC$.

Com 12 edições do SHOW SAFRA e 11 edições do ENTEC$ realizadas os eventos da Fundação Rio Verde alcançaram reconhecimento nacional, reunindo no rol de apoiadores instituições de destaque como a Associação dos Produtores de Milho e Soja de Mato Grosso - APROSOJA, o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários - CEARPA-MT, a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, Sindicato dos Produtores Rurais e Federação da Agricultura de Mato Grosso - FAMATO. Como fórum de discussões reuniu importantes momentos da agricultura regional a exemplo da discussão da legislação ambiental e das politicas econômicas e sociais para o setor, recebendo ilustres autoridades como os ex ministros Alysson Paulinelly, Reinold Stefhanes e Senador Blairo Maggi entre outros. Também abriu espaços para outros eventos a exemplo do circuito APROSOJA em 2010 e 2011 e a Reunião Participativa da Ferrovia da Integração do Centro Oeste - FICO.

Outra preocupação dos eventos é a de atender aos demais setores da cadeia produtiva como a Agricultura Familiar e a Agricultura Sustentável através dos sistemas integrados de produção apresentados a campo e por meio de discussões técnicas. Nesta ótica as atividades dos eventos são procuradas intensamente por produtores, técnicos e estudantes de todo o estado de mato Grosso e além-fronteiras.

A atividade agropecuária é dinâmica, os ciclos se renovam e os desafios se apresentam de maneiras diferentes. Nessa premissa e para atender ao novo momento da atividade a Fundação Rio Verde em conjunto com seus parceiros decidiram unificar os dois eventos, criando assim condições para a otimização dos recursos aplicados na organização, tanto por parceiros tanto pela Fundação. Nasce assim o SHOW SAFRA BR 163 com uma nova concepção, agregando em seu escopo as culturas de safra principal, segunda safra, agricultura familiar e ainda com a visão de ser em curto prazo a maior feira tecnológica do Estado de Mato Grosso.

Para essa ambiciosa visão, contamos com uma localização privilegiada, pois o município de Lucas do Rio Verde sempre se destacou no cenário nacional pela sua capacidade inovadora. Ao seu entorno com influência direta do evento estão mais de 4.500.000 (quatro milhões e quinhentos mil) hectares produtivos podendo rapidamente evoluir para 7.000.000 (sete milhões) apenas aproveitando as áreas de pastagens degradadas, através das tecnologias da integração lavoura pecuária que foram preconizadas e validadas nos eventos da Fundação Rio Verde. Outra oportunidade é o novo ciclo econômico iniciado na região o da agro industrialização, contemplando grandes projetos de avicultura, suinocultura e confinamento bovino sem contar a excelente infraestrutura de recursos físicos, materiais e humanos que compões a Fundação Rio Verde.

Sabemos que nossa visão é ambiciosa mas com o apoio que sempre recebemos de nossos parceiros, sejam eles públicos ou privados, e da comunidade regional conseguiremos vencer este desafio e levaremos o SHOW SAFRA BR 163 ao nível dos grandes eventos nacionais.

Informações Gerais

  • 24/03/2015 à 27/03/2015
  • MT - Lucas do Rio Verde
    Centro Tecnológico Fundação Rio Verde - Rod. MT 449, Km 08
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento