CI
Nome do Evento
Expoagro Afubra 2015
24 a 26 de Março de 2015

Expoagro Afubra 2015

Descrição do evento

A Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), estabelecida na região do Vale do Rio Pardo, surgiu da iniciativa dos agricultores que, procurando sanar uma necessidade comum, buscavam amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de fumo. Hoje, a entidade expandiu suas atividades e constantemente busca melhorias para o produtor rural.

Destacam-se, entre outras, a produção florestal com eucalipto (lenha), que vem em prol da manutenção das matas nativas; a conscientização ecológica promovida entre os alunos de escolas públicas e privadas, através do Projeto Verde é Vida;
o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no meio rural; o desenvolvimento da pesquisa de fumo sem o uso de agroquímicos; a promoção da campanha de erradicação do trabalho infantil, através do Programa "O Futuro é Agora"; e o incentivo às culturas paralelas ao fumo, uma clara demonstração da preocupação da entidade com a monocultura na região. Há muitos anos, a entidade vem, através do departamento Agroflorestal, desenvolvendo trabalhos técnicos que promovem a complementação de receita nas propriedades dos fumicultores.

Essas atividades compreendem a produção de milho, de frutas e de hortaliças, a criação de animais, a prática do reflorestamento, o desenvolvimento de experimentos diversos na área florestal e agrícola, através da promoção de reuniões técnicas e dias de campo, entre outras. Esse trabalho é muito importante não só para a região, mas para todo Sul do Brasil.

E foi com o intuito de propagar esses trabalhos e divulgar as tecnologias à disposição do produtor rural que a AFUBRA, com o apoio de diversas entidades e empresas, resolveu promover a EXPOAGRO AFUBRA, uma exposição agropecuária que tem por finalidade mostrar o potencial de nossa região e apresentar propostas de tecnologias, produtos e serviços.

 

Informações gerais

24/03/2015
Indefinido
RS - Rio Pardo

Obs.: Esta programação poderá ser alterada, por qualquer eventualidade.

PROGRAMAÇÃO

24 DE MARÇO 2015 (terça-feira)

9h – Solenidade de abertura

PALESTRAS E REUNIÕES
13h30min - Reunião do Comitê Pardo 
Palestra: Perfil, características e planejamento do uso do solo da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, ministrada pelo Prof. Ricardo Dalmolin, UFSM. Realização: Comitê Pardo. Local: Auditório
13h30min - Reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP). Local: Sala   de reuniões da casa da administração.
16h - Reunião Cooperativa Celetro. Local: Sala de reuniões da casa da administração
16h - 7º Fórum de Diversificação e Atividades Rurais
Realização: Afubra Local: Auditório 

Debates:
6ª Conferências das Partes (COP 6): Artigos 17 (Diversificação) e 18 (Proteção a Saúde e ao Meio Ambiente)

 

25 DE MARÇO 2015 (quarta-feira)

SETOR DOS ANIMAIS

10h - Julgamento da raça Jersey
14h – Visão Morfológica da raça Jersey - local: pista julgamento - Palestrante: Engº Agrônomo Carlos Alberto Petiz

8h - DIA DO ARROZ
IRGA: 
Cultivares de arroz irrigado IRGA (para cultivo mínimo e pré-germinado);
Cultivo de soja na várzea no sistema de camalhões;
Integração lavoura pecuária: rotação de cultura com milho e pastagens;
Culinária à base de arroz.

Embrapa:
Arroz: BRS AG: arroz gigante para produção de etanol

PALESTRAS E REUNIÕES
8h30min - 8º Seminário Regional de Turismo Rural (Ver Convite)
Realização: Aturvarp, Emater/RS-Ascar e Afubra. Local: Auditório.
Da Colônia à Praça das Etnias: O novo rural dos agricultores familiares de Gramado/RS. 

9h – Reunião da Comissão de Empreendedores Familiares Rurais da Farsul. Local: Sala de Reuniões da casa da administração
13h30min – 5º Encontro Estadual de APLs das Agroindústrias Familiares e Alimentos - Realização: APL Vale do Rio Pardo/AGDI - Local: Auditório
13h30min - Fórum de Pecuária Eficiente. 
Palestra: Inovações Forrageiras para uma Pecuária Competitiva – Palestrante: Antônio Arantes – Eng. Agrônomo, Coordenador do desenvolvimento da PGW Sementes Brasil 

Palestra: APROCCIMA – Visão do mercado como Direcionador de Produção – Palestrante: João Ernani Barboza Duarte – Eng. Agrônomo, Sócio Fundador da APROCCIMA e consultor do Programa Juntos para Competir
Local: Sala de Reuniões da Casa da Administração
Realização: Programa Juntos para Competir - Senar/Sebrae/Farsul 

18h – Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, da Assembleia Legislativa do RS. Tema: Cadastro Ambiental Rural (CAR) Local: Auditório                                           


26 DE MARÇO 2015 (quinta-feira):

PALESTRAS E REUNIÕES
9h – Reunião Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo – Projeto de Implantação. Organização: PM de Rio Pardo, Unisc, Afubra, Ministério da Ciência e Tecnologia. Local: Sala de Reuniões da Casa da Administração.
11h – Reunião do Programa de Produção Integrada do Tabaco – PITAB. Local: Sala de Reuniões da Casa da Administração.
12h – Premiação do concurso Afubra/NIMEq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar – Categoria: Empresa/Inventor. Local: Casa da administração
Apoio: Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (NIMEq/UFPel), Afubra, Unisc,  Embrapa e Emater.
13h30min – Audiência Pública da Câmara dos Deputados. Tema: Emplacamento de máquinas agrícolas. Local: Auditório 
13h30min – IV Fórum Florestal Estadual. Realização: Emater. Local: Sala de reuniões da casa da administração (Ver Convite)
15h30min – III Fórum da Agroenergia. Realização: Emater. Local: Sala de reuniões da casa da administração (Ver Convite)

8h às 18h - DEMAIS ATRAÇÕES DIÁRIAS

SETOR DOS ANIMAIS
Venda e exposição de animais da raça holandesa;
Venda e exposição de animais da raça Jersey;
Venda e exposição de ovinos;
Venda, mostra e julgamento de aves exóticas e ornamentais de raça pura que deram origem as linhagens comerciais, tanto de postura como de corte;Tratamento químico da cana-de-açúcar e do bagaço – UFRGS;
Elaboração de blocos multinutricionais e suplemento proteico energético – UFRGS;
Raiz e folha de mandioca na elaboração de silagem – UFRGS;
Suplementação de ovelhas e cordeiros (creep-feeding) – UFRGS;
Torta de girassol na elaboração de silagem e no balanceamento de rações para ruminantes – UFRGS; 
Sistema visual para controlar parasitas em ovinos – UFRGS;
Palestras sobre alimentação de gado leiteiro – UFRGS;
Biodigestor: Produção de biogás a partir dejetos de bovinos - Univates e APR Ind Máquinas Ltda.

DINÂMICA DE MÁQUINAS
Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar;
Demonstração de tratores, plantadeiras, cultivadores, pulverizadores, ensiladeiras, etc.

ESPAÇO CULTURAL
6ª Mostra Científica Sul Brasileira Verde é Vida;
Apresentações artísticas;
Institucional Verde é Vida;
Mutualidade da Afubra;
Ervateira;
Mostra Cultural: Afubra há 60 anos em defesa do Fumicultor.

EMATER
Na 15ª edição da Expoagro Afubra a Emater/RS-Ascar irá apresentar ao público visitante doze parcelas temáticas com foco na sustentabilidade das propriedades rurais por meio da produção e o aproveitamento dos recursos de forma integrada nas diferentes atividades desenvolvidas nas Unidades de Produção Familiares (UPF).
A ornamentação do espaço destinado à Instituição está sendo organizado com o plantio de espécies perenes que conferem beleza e também são de fácil manutenção nas propriedades rurais como a rabo de gato, bromélia imperial, papiro, mosquitinho, três marias e as palmeiras fênix e cica. Além disso, o trabalho de jardinagem é realizado com os gramados, esculturas, bordaduras, forrações entre outras formações.
Nesta edição, a instituição estará integrando o espaço com a Embrapa, desta forma pesquisa e extensão estarão juntas para melhor atender o produtor rural. A maioria das parcelas será trabalhada de forma partilhada e simultânea entre extensão rural e pesquisa em uma parceria que se iniciou com a organização da Feira e que terá continuidade após a mesma.

Apicultura 
Com orientações sobre as abelhas nativas, a divisão dos enxames, polinização das espécies e sua importância para a sustentabilidade ambiental. 

Secagem e armazenagem 
Será orientado sobre o processo de secagem dos grãos, apresentando o modelo de silo secador com ar natural, mostrando a importância desse processo que não utiliza fontes de calor artificial o que resulta em um produto final de melhor qualidade. A unidade também irá abordar o monitoramento da umidade de grãos e farinhas, assim como equipamentos de pré-limpeza e moagem.

Segurança e Soberania Alimentar 
O objetivo deste espaço é demonstrar a importância de cultivar nas Unidades de Produção Familiar, os vegetais mais presentes na alimentação das famílias. Quem visitar a parcela poderá observar o cultivo de diversos vegetais como milho, feijão, arroz de sequeiro, abóbora, amendoim, batata doce, batata inglesa, mandioca, pipoca e algumas hortaliças. Também haverá demonstração da produção e aplicação de húmus de minhoca e do uso de plantas de cobertura de verão solteiras e consorciadas em associação com cultivos anuais para melhoria da qualidade do solo. 
Na produção destes vegetais está sendo priorizado o uso de insumos limpos e de práticas recomendadas na produção de base ecológica. Muitos dos alimentos produzidos na parcela estarão sendo processados na cozinha da Emater/RS-Ascar demonstrando a importância do seu consumo para uma alimentação equilibrada e saudável.

Fruticultura 
O setor dará ênfase à produção de frutas por meio do manejo orgânico do solo, manejo integrado de pragas e de doenças a partir do uso de armadilhas e caldas ecológicas. 

Bovinocultura de leite
A parcela tem como objetivo demonstrar ao produtor a possibilidade de produzir leite à base de pasto, fazer a criação correta da terneira e propiciar aos animais condições de bem estar. A unidade de bovinocultura de leite permite visualizar algumas espécies de pastagens perenes e anuais que podem ser cultivadas visando propiciar o pastejo durante todo o ano. Também será possível observar o manejo de pastagens, bem como observar o manejo dos animais nos piquetes com sombra e água disponível.

Saneamento ambiental 
Nesta unidade serão apresentadas alternativas sustentáveis para a qualificação do saneamento ambiental nas propriedades rurais, considerando as particularidades da zona rural. O público poderá visualizar uma réplica de uma fossa biodigestora, duas réplicas para representação de um filtro biológico com plantas macrófitas e de uma fonte de água protegida e ainda um modelo de clorador de água.

Cozinha demonstrativa 
A partir do tema “Alimentação Sustentável”, a Cozinha dará ênfase na produção limpa e na utilização e no consumo dos alimentos produzidos dentro da propriedade, a fim de promover a segurança e soberania alimentar. Serão realizadas cerca de 14 receitas durante os três dias da Feira, utilizando como base alimentos comumente encontrados nas propriedades rurais, como produtos da horta (vegetais, hortaliças e plantas bioativas), lácteos e carnes. Durante as preparações, será abordada a importância nutricional destes alimentos e outras formas de utilização. Também será oportunizada ao público a degustação das preparações culinárias onde os visitantes poderão conhecer o sabor diferenciado, incentivando assim, o consumo destes alimentos.

Cronograma de atividades da Cozinha Demonstrativa:
Dia 24 (1º dia)
- 9h: Biomassa de banana verde + Batida de banana com leite e beterraba
- 11h: Nhoque de batata doce +Molho Pesto
- 14h: Docinho de amendoim
- 15h30: Arroz de leite

Dia 25 de março (2º dia) DM GORETI
- 9h: Pão de Milho
- 11h: Chimia de abóbora
- 14h: Bolacha de Polvilho e Farinha de Milho
- 15h30: Torta de Mandioca com Talos

Dia 26 de março (3º dia)
- 9h: Iogurte Natural com Aveia, Banana e Açúcar Mascavo
- 11h: Quiche Proteico com Ricota
- 14h: Bolo de Carne com Aveia
- 15h30: Lasanha de Vegetais

Ovinos 
A Parcela tem o objetivo de oferecer aos produtores informações sobre criação correta de ovinos através de boas práticas de manejo. Serão abordados assuntos sobre reprodução, manejo sanitário, mas principalmente sobre instalações práticas e de baixo custo e maneiras corretas de trabalhar com animais sem causar estresse. Muitas lesões e traumatismos são causados pelo mau manejo.  O espaço contará também com demonstração prática de como derrubar um animal sem causar lesões e com menor esforço para o tratador, como aplicar a medicação, fazer o casqueamento do rebanho e a aplicação correta de brincos.  Ainda será abordada a avaliação da condição corporal dos animais, seleção de animais, instalações adequadas para inseminação, pedilúvio, apartação, limpeza pré-parto, controle de verminose, entre outros assuntos.

Estufa 
A unidade irá apresentar cultivos de pimentão, tomate, pepino e pimentas em ambientes protegidos, bem como demonstrar as práticas de cultivo e manejo destes cultivares, além de híbridos das respectivas espécies.

Piscicultura 
Nesta unidade serão apresentadas diariamente demonstrações práticas de fertilização e correção do pH da água, lotação e introdução de alevinos nos viveiros, transporte e alimentação dos peixes. O público poderá conferir ainda oficinas de processamento de pescado, com orientações sobre cortes, abate limpeza e receitas a base de pescado com degustações dos pratos apresentados.  Com ênfase a qualidade do pescado que será apresentado diariamente, às 15h30min, o manejo racional de despesca com demonstrações de montagem da rede, manejo do arrastro, manejo dos peixes e identificação das espécies.     

Artesanato Rural e Turismo Rural
Na área destinada ao setor de artesanato serão apresentadas peças confeccionadas tendo como matéria prima os produtos oriundos da agricultura como, por exemplo, palha de milho, porongo, esponja, pinhas, lã de ovelha grãos e vassouras. Outro aspecto a ser destacado é apresentação de artesanato, oriundo de materiais recicláveis, como garrafas pet e latas. Além disso, ainda no artesanato os visitantes poderão encontrar peças feitas com crochê e macramê. Assim como o artesanato, o turismo também estará proporcionando a divulgação de um roteiro que possui o meio rural como principal atrativo. Por meio de um mini roteiro os visitantes poderão conhecer os atrativos oferecidos pelos empreendimentos, ressaltando a importância da organização das comunidades rurais para o desenvolvimento econômico e social das mesmas.

Agroindústria 
A Emater/RS-Ascar é responsável pela operacionalização do Programa Estadual de Agroindústria familiar, uma política do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Estará presente no Pavilhão da Agroindústria Familiar no espaço institucional juntamente com a SDR onde será ressaltada a importância da agroindústria familiar como uma atividade geradora de renda e fixadora da mão de obra, principalmente do jovem, no campo. Além disso, serão disponibilizadas informações sobre a legalização de agroindústrias.

Avicultura colonial
O visitante poderá observar o manejo e criação de aves coloniais, o sistema de selecionamento de ovos (ovoscópio), a produção de rações a base de mandioca (raiz e parte aérea) para aves de corte e poedeiras e ainda uma maquete de um abatedouro de frangos de corte.

Construções alternativas (Bioconstruções)
Será abordado sobre a cadeia produtiva do bambú, desde a produção até a utilização como matéria prima para construção de móveis e na construção civil. Também neste espaço terá uma construção fixa demonstrando na prática sua utilização bem como utensílios produzidos por Artesãos de Santa Cruz do Sul. Informações técnicas para produção serão abordadas por técnicos em pequenas oficinas no decorrer do dia.

EMBRAPA
Agroecologia
Minhocário Campeiro e espécies de minhocas
Compostagem Laminar
Húmus Líquido
Fossa Séptica Biodigestora e Clorador: Tecnologias voltadas para saneamento ambiental e cuidados com a água na propriedade rural
Orientações de manejo de cultivo de frutas e hortaliças em transição agroecológica

Hortaliças
Pimentas Comestíveis e ornamentais: BRS Coral e BRS Ouro, BRS Manoela, BRS Itamira (vaso) e BRS Vilma;
Batatas-doce: BRS Cuia, BRS Amelia e BRS Rubissol;
Batatas: BRSIPR Bel, BRS Clara, BRS Ana e BRS Camila (lançamento);
Abóboras: BRS Estrela, BRS Tortéi e BRS Linda e Brasileirinha;
Berinjela;
BRS Ciça;
Cenoura Planalto;
Tomates: BRS Sena, BRS Nagai, BRS Iracema;
Irrigas: Sistema de monitoramento da necessidade de irrigação em hortaliças.

Agrobiodiversidade e Recursos Genéticos
Amendoins: IAC Caipó, IAC Tatú, BRS Havana BR1, Médio, Paraguaio Vermelho, Paraguaio Claro, Preto, Pintado, Piratini;
Milhos Crioulos: Farináceo branco, Farináceo Amarelo, Brasino, Dente de ouro Amarelo;
Feijões: 15 cultivares diferentes para diferentes finalidades culinárias.

Agroenergia
Arroz: BRS AG: arroz gigante para produção de etanol;
Cana-de-açúcar: 9 cultivares de ciclo precoce e médio tardio adaptado à região Sul do Brasil para produção de etanol, melado, açúcar mascavo, rapaduras, cachaça, etc. São elas RB 966928, RB 925345, RB 855156, RB 946903, RB 965902, RB 935744, RB 925268, RB 867515, RB 845210;
Girassol BRS 323.

Leite e Forrageiras
Capim-elefante anão BRS Kurumi;
Capim Sudão BRS Estribo;
Trigo Duplo Propósito BRS Tarumã; 
Trevo Vesiculoso BRS Piquete;
Trevo Branco BRSURS Entrevero;
Corniçhão URSBRS  Posteiro;
Sorgo Silageiro BRS 655; 
Sorgo Forrageiro BRS 802 e BRS 810;
Milheto BRS 1603;
Centeio BRS Serrano;
Aveia BRS Centauro e BRS Madrugada;
JIGGS;
Tifton;
Feijões miúdos: Amendoim, Baio, Preto, etc.;
Apresentação de Novilhas da Raça Jersey.

Fruticultura
Quintais Orgânicos: 16 espécies de frutas de diversas cores, disponíveis durante todo o ano, visando qualificar oferta de alimentos na propriedade rural;
Uvas para suco: BRS Magma, BRS Violeta, BRS Carmem e Isabel Precoce, todas elas expostas nas parreiras demonstrativas;
Uvas para mesa: BRS Núbia, BRS Vitória, Itália, Benitaka, Niágara Rosada, todas elas expostas no parreiral demonstrativo;
Pêssegos para mesa: BRS Kampai, BRS Rubimel, BRS Regalo, BRS Fascínio, BRS Mandinho;
Material informativo sobre manejo de doenças e pragas em fruticultura;
Livro Pessegueiro: Uma contribuição da pesquisa para a fruticultura brasileira.

Avicultura Colonial
Serão apresentadas as aves poedeiras BRS 051, além de alternativas no manejo produtivo dessas aves.

Grãos
Soja BRS Tordilha;
Milho Verde Hibrido Triplo HT Verdi;
Trigo BRS Parrudo;
Sorgo BRS 332.

Destaques
Batata para mesa BRS Camila: Nova cultivar de batata com boa qualidade culinária e resistência ao PVY;
Arroz BRS AG: Cultivar de Arroz para produção de etanol;
Pêssego BRS Mandinho: Cultivar de pêssego chato;
Livro Pessegueiro: Uma contribuição da pesquisa para a Fruticultura Brasileira;
Forrageiras: Trevo Vesiculoso BRS Piquete, Trevo Branco BRSURS Entrevero e Corniçhão; URSBRS Posteiro, opções para compor consórcios com gramíneas forrageiras de inverno;
Trigo BRS Tarumã: Opção para pastejo e produção de grãos;
Parreiral demonstrativo: com cultivares de uva de mesa e para suco.

Unidades da Embrapa que estarão participando na Feira: Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, Embrapa Pecuária Sul de Bagé, Embrapa Trigo de Passo Fundo, Embrapa Hortaliças de Brasília, Embrapa Milho e Sorgo de Santo Antônio de Goiás (GO) e Embrapa Produtos e Mercado do Capão do Leão. Em todos os espaços de apresentação de tecnologias da Embrapa haverá interação com a equipe de técnicos da Emater. Essa interação permitirá troca de informações entre pesquisa e extensão, bem como, levantamento de novas demandas de pesquisa.

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES
Venda e exposição de alimentos, plantas ornamentais e artesanato produzidos e beneficiados pela agricultura familiar;
Caminhos da Legalização – Realização: Arranjos Produtivos Locais do Vale do Rio Pardo (APL VRP)

AGROENERGIA
Programa de Recolhimento de Óleo Saturado;
Usina de biodiesel;
Microdestilaria de etanol;
Lavouras demonstrativas para produção de biodiesel e etanol;
Biodigestor: demonstração de produção de biogás através dos dejetos de animais, e compostagem de resíduos do processo.
   
HORTALIÇAS
Lançamento  de seis novas cultivares de alfaces nos diversos segmentos de mercado (Crespa, Mimosa e Frisee);
Lançamento de uma nova berinjela, no segmento redondo;
Abobrinhas resistentes a viroses no segmento  clara e caserta;
Mostra de cultivares de melão, tomate, repolho, pepinos, cebola, pimentão, rúculas e cebolinhas;
Lançamento de novas tecnologias focadas no manejo nutricional de hortaliças;
Novos sistemas de fertirrigação e proteção de hortícolas.

SETOR FLORESTAL
Realização: Departamento Agroflorestal da Afubra
Viveiro Florestal da Afubra: amostra e venda de mudas de espécies nativas e exóticas;
Serraria móvel: demonstração da serraria; 
Pronaf Florestal: divulgação e orientação de financiamento para reflorestamento;

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.