CI

SC: evento em Turvo vai abrir oficialmente colheita do arroz

Previsão para este ano é de aumento de 5% na produtividade do arroz no Sul de SC


Foto: Eliza Maliszewski

Na terça-feira, 11 de fevereiro, acontece em Turvo a 2ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Santa Catarina. O evento, realizado pela Coopersulca em parceria com a Epagri e outras instituições, ocorre a partir das 7h30min. Às 11h acontece a abertura da colheita, com a presença da Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. A abertura oficial integra o 12º Campo Demonstrativo Coopersulca.

O arroz irrigado é a mais importante cultura agrícola de verão do Sul do Estado. Os plantios de verão na região são representados principalmente por grãos e fumo. Os 31 municípios localizados nos entornos de Araranguá, Criciúma e Tubarão são responsáveis por 65% do total de área cultivada com arroz irrigado no Estado.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), a previsão para este ano é um aumento médio de 5% na produtividade do arroz irrigado nas regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá. Com esse crescimento, a estimativa é de que os rizicultores locais colham uma média de 156 sacas do cereal por hectare. “Essa é uma produtividade normal, tendo em vista uma pequena queda na safra passada, em decorrência do excesso de calor no período de floração”, explica Gláucia de Almeida Padrão, analista da Epagri/Cepa. Ela acrescenta que, como esses números são estimados, podem ser corrigidos ao longo da colheita, que segue até junho.

A regiões de Araranguá, Tubarão e Criciúma contam com 2.535 famílias rizicultoras, pouco mais da metade do total de produtores de arroz irrigado do Estado, que chega a 5.030. Os entornos dos três municípios concentram 48, das 66 empresas beneficiadoras de arroz de Santa Catarina. Só a região de Araranguá conta com 30 empreendimentos desta natureza.

Apesar de abertura oficial da safra de arroz estar marcada para o dia 11 de fevereiro, a região de Criciúma já colheu 10% do total plantado, enquanto os municípios do entorno de Araranguá colheram 5%. Na região de Tubarão a colheita ainda não começou.

Serviço

O que: 2ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Santa Catarina e 12º Campo Demonstrativo Coopersulca
Quando: dia 11 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 7h30min. A cerimônia de abertura acontece a partir das 11h
Onde: em Turvo, na propriedade de Mario Valentin Bez Batti e Irene Bez Batti Marcon, localizada na SC 285, na comunidade de Livramento
Informações e entrevistas: Edson Borba Teixeira, gerente regional da Epagri em Criciúma, pelos fones (48) 34031073 / 99622-1605
Programação

7h30min às 11h – visitação nas áreas de arroz, milho, soja e pastagem da propriedade
11h às 12h – Abertura Oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Santa Catarina
A partir das 12h30min – almoço
A partir das 14h30min – show com Marília Dutra

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.