Exposição Nacional de Gado Holandês

Nacional do Holandês

pela primeira vez em Minas

Entre os dias 14 e 18 de setembro a cidade de Três Corações, no sul do Estado, vai se tornar a capital nacional do Gado Holandês


Pela primeira vez na história a Exposição Nacional de Gado Holandês será realizada em Minas Gerais. O evento que acontecerá na cidade de Três Corações, no sul do estado, é resultado de uma parceria envolvendo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG) e a Prefeitura Municipal de Três Corações. Paralelamente a XXXVII Exposição Nacional de Gado Holandês, acontece a XIV Expholmig –Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais.

A grande preocupação dos organizadores é fazer com que a Nacional seja um marco para a cidade de Três Corações e para o estado de Minas Gerais. A organização do evento tem focado o trabalho nos preparadores, expositores, e peões. Além de colocar os animais como a principal atração da exposição.

Segundo Amauri Andrade, organizador do evento e vice-presidente da ABCBRH, os animais do Estado possuem um nível muito bom e a intenção é fazer com que permaneçam com o status de melhor gado do Brasil. ''''''''As campeãs nacionais dos últimos são de criatórios de Minas Gerais, o que demonstra a potencialidade dos nossos criadores'''''''', ressalta.

Pela tradição, a escolha dos jurados é um dos fatores que engrandecem a Exposição Nacional de Gado Holandês. Os juízes que já foram escalados para o evento ao longo da história, já participaram da Royal Agricultural Winter Fair em Toronto, Canadá e da World Dairy Expo em Madison, Estados Unidos, as duas principais exposições do mundo . Para Amauri Andrade é vantajoso a troca de informações com juízes com tamanha experiência. ''''''''São pessoas que vem de fora, estão vendo o nível do nosso gado, a gente só tem a ganhar com o aprendizado'''''''' afirma.


Julgamento na pista


No dia 16, sexta-feira, será julgado o gado jovem, no qual disputarão bezerras e novilhas, a partir das 14:00 horas. Já no sábado, às nove da manhã, é a vez do gado adulto, principal julgamento. De lá sai a melhor vaca holandesa do Brasil. Cerca de 200 animais de extrema qualidade estarão na pista disputando esse prêmio.

Para José Vânio de Araújo, superintendente geral da ACGHMG, é muito importante para Minas Gerais à realização da Nacional do Holandês em Três Corações. Lembrando que não existe no Estado nenhum evento mais importante que esse, para a raça. ''''''''Sentimos uma melhoria considerável em relação ao preço do gado holandês, sendo de suma importância expor esses animais em virtude do preço comercial e de sua estabilização'''''''' conclui.

Informações Gerais

  • 14/09/2005 à 18/09/2005
  • MG - Três Corações
    Parque de Exposição de Três Corações
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento