Feira do Empreendedor 2007

Embrapa vai expor tecnologias na Feira do Empreendedor em Brasília

Cogumelos comestíveis e inseticidas biológicos para controle de mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas estarão entre os destaques do evento

Brasília, 08 de maio de 2007 - Começa amanhã e se estende até o dia 13 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF, a IV Feira do Empreendedor 2007. O evento é promovido pelo Sebrae em vários estados brasileiros e este ano tem como temas: a gestão ambiental e a inclusão digital. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vai participar da Feira, com duas tecnologias que já estão disponíveis para novos empreendedores: a produção de cogumelos comestíveis a partir de técnica chinesa adaptada para o Brasil e os bioinseticidas para controle de mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas.
A Feira do Empreendedor será uma oportunidade para que visitantes e expositores conheçam práticas que possibilitem a redução do desperdício de matéria prima, água e energia elétrica e aprendam como a informatização pode contribuir para o êxito de seus negócios. O objetivo é mostrar aos empreendedores da capital federal como a gestão ambiental e a inclusão podem ajudá-los a gerenciar seus negócios, obter maior lucro, além de gerar emprego e renda.
As tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia durante o evento são muito importantes do ponto de vista ambiental e produtivo. Confiram:

Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais
pela técnica Jun-Cao

Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. Além disso, suas propriedades medicinais vêm sendo investigadas desde a década de 70, especialmente no Japão, China, França e Estados Unidos, e hoje já se sabe que podem ser importantes aliados no tratamento complementar de muitas doenças que afligem a humanidade, como câncer, lupus, hepatite, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e até AIDS, já que estimulam o sistema imunológico.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades da Embrapa, localizada em Brasília, DF, adaptou para o Brasil a técnica chinesa Jun Cao (Jun= fungo Cao=gramínea), capaz de intensificar e baratear a produção de cogumelos comestíveis, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes.
A técnica Jun-Cao permite que o cultivo de cogumelos seja muito mais econômico e ambientalmente mais saudável, além de contribuir para ampliar os mercados consumidores.

Bioinseticidas: soluções saudáveis para o controle de mosquitos e pragas agrícolas

Outro destaque da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na Feira do Empreendedor 2007 serão os bioinseticidas para controle de mosquitos transmissores de doenças, que foram desenvolvidos em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, do DF e já estão sendo comercializados.
Esses produtos são eficazes no controle de mosquitos transmissores de doenças, sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
O Sphaerus SC atua contra o mosquito transmissor da malária e do pernilongo e o Bt-horus SC combate o mosquito da dengue e os borrachudos. Esse segundo produto está sendo usado pela primeira vez em uma campanha de saúde pública contra a dengue na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal desde janeiro deste ano. Essa cidade foi escolhida por apresentar o maior índice de infestação do Aedes aegypti por casa.
Estão sendo feitas avaliações mensais e se no final de 12 meses, os resultados forem positivos, a utilização do Bt-horus será estendida a outras cidades do DF e, provavelmente, a outras regiões brasileiras, já que os resultados têm sido acompanhados pelo Ministério da Saúde.
Outros inseticidas biológicos estão em fase de desenvolvimento na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para controlar lagartas que atuam como pragas agrícolas.

A Feira do Empreendedor 2007 acontece no período de 09 a 13 de maio no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Mais informações no site: www.df.sebrae.com.br

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672
E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br



Informações Gerais

  • 09/05/2007 à 13/05/2007
  • DF - Brasília
    Centro de Convenções Ulysses Guimarães
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento