GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE AÇÚCAR e ETANOL

GESTÃO ESTRATÉGICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE AÇÚCAR e ETANOL
 
Dia 07 de Agosto de 2014 – Ribeirão Preto, SP    
                         
O curso de formação mercadológica tem como objetivo, uma análise da exposição do mercado de açúcar e etanol e seus fundamentos, frente ao novo cenário da conjuntura macroeconômica doméstica e internacional. Tal contraposição tenta suprir uma demanda cada vez mais latente do setor sucroalcooleiro, diante da maior exposição deste à economia doméstica e externa. Os novos desafios que se colocam ao setor nos próximos anos demandam do profissional atuante nessa área uma formação mais abrangente que os fundamentos. Com isso, tornam-se válidos e necessários os tópicos abordados no curso, que passam pela internacionalização dos fatores de oferta e demanda, assim como o maior aprofundamento dos mecanismos técnicos de negociação em bolsa.
 
08h30min – ANÁLISE FUNDAMENTAL
* Composição de Oferta & Demanda 
* Cenários para Açúcar e Etanol
 
10h15min – Coffee break
 
10h30min – FORMAÇÃO DE PREÇOS NO MERCADO SUCROALCOLEIRO
* Paridade de exportação do preço do açúcar
* Convertibilidade: avaliação da competitividade do etanol frente ao açúcar
* Ciclos de preço (sazonalidade e tendências)
* Identificação de períodos favoráveis e desfavoráveis
 
12h30minAlmoço livre
 
 14h – MERCADO DE DERIVATIVOS
* Operações no Mercado a Termo
* Mercados Futuro - Conceito e Prática
* Hedge com Mercado Futuro
* Conceito de base e operação Ex-Pit
* Negociações a Fixar (Hedge de Trading)
* Mercado de Opções - Conceitos e Prática
* Operações com Call e Put
* Estratégias envolvendo esses instrumentos
 
 15h30min – Coffee break
     
15h45min – GESTÃO DE RISCO DE PREÇO        
* Teoria de Carteiras Aplicada a Commodities
* Tendências de Mercado aplicadas a uma visão estratégica
 
17h30minEncerramento
 
InstrutorGil Carlos Barabach - Economista, Mestre em Economia do Desenvolvimento FACE-PUCRS. Especialização em Agribusiness e Gestão Agroindustrial. Atua mais de 14 anos em análise agroeconômica e gestão de risco no mercado de commodities. Faz parte da divisão de consultores do Grupo Safras, com palestras, seminários e consultorias realizados em todo o país e na Europa.
 

Informações Gerais

Localização do Evento