CI
Nome do Evento
Gestão Estratégica na Comercialização de Arroz
22 de mai de 2014

Gestão Estratégica na Comercialização de Arroz

Descrição do evento

Programação:

09h00min - INTRODUÇÃO
- Características da análise fundamental
- As variáveis formadoras de preços no mercado brasileiro
- Fundamentos: Produção - consumo, sazonalidade, clima
- Preços Internacionais: Paridade de importação/exportação
- Objetivo do Curso e Metodologia.

ARROZ: ABORDAGEM MACROECONÔMICA
- Sazonalidade de oferta mundial e o reflexo sobre as cotações
- O lado da oferta mundial de Arroz
- Área, produção e produtividade internacional
- Consumo mundial de arroz
- O consumo per capita
- Fluxo Internacional do arroz: Mercados potenciais
- Abastecimento global: Relação Estoque/consumo x Preços

10h15min - Coffee Break 
10h30min - FORMAÇÃO DOS PREÇOS INTERNACIONAIS
- Preços = Cenário Fundamental + Variáveis Exógenas
- Análise dos Fundamentos do Mercado
- Sazonalidade: Oferta x Preços
- Produção x Consumo 
- Variáveis exógenas ao abastecimento que influenciam as cotações internacionais
- Petróleo
- Disputa por área: Relação Soja-Milho-Trigo-Arroz
- Crescimento demográfico e econômico
- O dólar no mercado mundial
- Formação de preços: Projeção utilizando o lado fundamental e exógeno

12h30min - Almoço Livre
14h00min - PRINCIPAIS PLAYERS DO MERCADO MUNDIAL
- Maiores exportadores
- Maiores Consumidores
- EUA: Referência de preços na América
- MERCOSUL: Argentina, Uruguai e Paraguai: Parceiros ou concorrentes?

15h30min - Coffee Break
15h45min - O MERCADO BRASILEIRO DE ARROZ
- A cadeia orizícola nacional
- Sazonalidade interna x Preços
- Comércio internacional: amortecedor dos desajustes do abastecimento interno
- Importação: Fontes de abastecimento, principais portos de origem e estados compradores
- Exportações: Mercados consumidores
- Fluxograma de abastecimento interno
- Oferta e demanda por estados

FORMAÇÃO DE PREÇOS NO BRASIL
- Variáveis formadoras de preços
- Principais referências externas
- Correlação e Coeficiente de Sensibilidade
- Paridade de Importação/Exportação
- Projeção de preços 
- Conclusões

17h30min - Encerramento

Objetivo 
O curso traz informações que visam facilitar o entendimento da nova dinâmica do mercado de arroz, possibilitando um melhor posicionamento dos agentes em suas estratégias. Partindo-se dos fundamentos de produção e consumo global, chega-se à formação dos preços no mercado doméstico, tendo como subsídios análises de séries históricas e ferramentas econométricas, que possibilitam traçar cenários futuros. Destina-se a produtores, operadores, traders, corretores e qualquer profissional que esteja envolvido na administração rural e na comercialização deste cereal. 

Informações gerais

22/05/2014
Indefinido
RS - Santa Maria

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.