Hortas de pequeno porte – educação e cidadania

Utilizar a terra como meio de educar e proporcionar cidadania é o trabalho que pesquisadores e técnicos da Embrapa Pantanal estão desenvolvendo nos municípios de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul. Por meio de ações de transferência de tecnologia, em parceria com outras instituições, o projeto vem proporcionando a inclusão social e levando conhecimento aos pequenos agricultores da região para produção de alimentos mais saudáveis.

Instalada desde 2005, a unidade demonstrativa e de multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de projetos sociais da Infraero ‘O amanhecer em nossas mãos’, no Aeroporto Internacional de Corumbá/MS, conta atualmente com 30 canteiros onde são produzidas várias espécies de hortaliças, plantas aromáticas, condimentares e medicinais. E mais de três anos firmou parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Corumbá. A Associação disponibilizou uma área de aproximadamente 450m² para a produção de hortaliças e plantas medicinais, condimentares e aromáticas, onde os alunos estão aprendendo a lidar com a terra e a cultivar hortaliças.

Além de ter um caráter pedagógico e de ser fonte de produção das hortaliças consumidas pelos alunos da Apae, o excedente do que é cultivado é doado para outras instituições assistenciais. Essas parcerias são fruto dos projetos de transferência de tecnologia aromáticas” e técnicas“, explica o pesquisador. Além da Apae e da Infraero, também são parceiros da Embrapa o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

 

Dia de Campo na TV sobre Hortas de pequeno porteeducação e cidadania foi produzido pela Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Serviço:

Este programa vai ao ar na próxima sexta-feira, 28 de junho, pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h. No domingo, 30, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.

Informações Gerais

  • 28/06/2013 à 30/06/2013
  • MS - Corumbá
  • Gratuíto

Localização do Evento