I Conferência Internacional dos Laboratórios de Referência e Centros Colaboradores da OIE

Durante os últimos anos, o mundo testemunhou um surgimento global e o re-surgimento de diversas doenças animais infecciosas que tiveram, e ainda estão tendo um impacto significativo na saúde animal e humana.

Por intermédio de suas quatro Comissões de Especialistas, 160 Laboratórios de Referência e 20 Centros Colaboradores para mais de 80 doenças de animais terrestres e aquáticos, situados em 30 países, e com a colaboração de mais de 250 peritos reconhecidos internacionalmente, a OIE atua e toma decisões baseadas na comprovação científica como exigido no Acordo sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Phytosanitary (acordo do SPS) da organização Mundial do Comércio (WTO). A OIE é reconhecida dentro do acordo do SPS como a única organização internacional responsável para ajustar padrões, recomendações e especificações internacionais para o comércio de animais e dos produtos animais.

A política da OIE é buscar métodos para intensificar os suportes internacionais, regionais e nacionais, melhorar a distribuição dos serviços veterinários mundiais, incluindo a melhoria das atividades e das capacidades dos laboratórios veterinários.

A OIE com o valioso apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da República Federatival do Brasil está organizando a """"I Conferência Internacional de Laboratórios da Referência e Centros Colaboradores da OIE"""", que ocorrerá em Florianópolis, Brasil, de 3 à 5 de dezembro de 2006. Os peritos oficiais de todos os Laboratórios de Referência e Centros Colaboradores da OIE, os principais veterinários oficiais da Comissão Regional para as Américas, os representantes regionais da OIE do mundo inteiro, os presidentes de todas as Comissões Regionais da OIE, bem como os especialistas científicos e privados nacionais do laboratório, estão convidados à participar da Conferência.

A finalidade da Conferência é fornecer um fórum multidisciplinar para intensificar a cooperação científica dentro da rede de Laboratórios de Referência e de Centros Colaboradores da OIE, bem como os serviços veterinários. A Conferência promoverá também a atualização e ajuste dos padrões para metodologias nos campos de diagnóstico, de qualidade das vacinas e de Bio-segurança; a melhoria das ligações entre laboratórios existentes de referência, centros colaboradores e laboratórios nacionais oficiais e os privados; e discutir métodos para suportar os países em transição por meio de capacitação e os programas de treinamento.

A OIE agradece muitíssimo o apoio do Governo do Brasil, e espera que o resultado desta primeira Conferência beneficie a comunidade da saúde animal do mundo e contribua para um melhor controle e à prevenção das doenças animais e Zoonoses.

Dr. Bernard Vallat
Director-geral, OIE

Informações Gerais

  • 03/12/2006 à 05/12/2006
  • SC - Florianópolis
    Costão do Santinho Resort
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento