I Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária

O Sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, a Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária e a Sociedade de Medicina Veterinária do Espírito Santo estarão realizando, no período de 27 a 30 de novembro de 2005, o I Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária em Guarapari, Estado do Espírito Santo. O SUS (Sistema Único de Saúde) marco importante de inclusão social de nosso país, requer de nossa profissão uma presença significativa na construção de uma evolução da qualidade de vida para todos os brasileiros. Essa iniciativa expressa a busca do preenchimento de uma antiga lacuna relativa à dispersão dos vários segmentos que atuam na saúde pública veterinária no país. Desse modo, busca-se congregar Médicos Veterinários da Saúde Pública Veterinária e outros Profissionais, estejam eles ligados a serviços, ensino ou à pesquisa. Concretamente estamos nos referindo à necessidade de que todos aqueles que atuam nos mais distintos campos da saúde pública, entre outros, prevenção, controle e erradicação de zoonoses e agravos produzidos por animais; controle, higiene e tecnologia de alimentos; inspeção e fiscalização de produtos de origem animal; biotério; laboratório de saúde pública; planejamento e gestão em saúde e, de um modo amplo, quem atua nos mais diversos segmentos das vigilâncias ambiental, epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador.

Além de intercambiar experiências entre participantes e conferencistas, esse evento objetiva integrar as diferentes áreas da saúde pública veterinária de modo que se constitua um novo paradigma referente à integralidade da atenção à saúde das populações, a partir de nossas formações específicas. Certamente esse evento propiciará a todos um momento ímpar no que toca à reflexão ampla e aprofundada sobre os determinantes do processo saúde-doença e nossas possibilidades de intervenção no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. Por fim, buscar-se-á congregar as diversas áreas no campo da saúde pública veterinária, pretensão essa que poderá ser paulatinamente atingida se nos irmanarmos em torno de nosso papel social de que a Medicina Veterinária, efetivamente, constitui um dos pilares básicos na implementação do SUS.

Vamos fortalecer a nossa identidade profissional na saúde pública para sermos fortes nas ações de interdisciplinaridade e intersetorialidade.

Informações Gerais

  • 27/11/2005 à 30/11/2005
  • ES - Guarapari
    Rodovia do Sol, 1 - Muquiçaba
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento