CI

Extrativistas recebem treinamento para comercializar produtos

O governo oferece subvenção a 17 produtos do extrativismo


Extrativistas e agroextrativistas de palmito, cambuci, pinhão manso e demais produtos nativos das localidades do Vale do Paraíba e também do Baixo Ribeira, recebem, essa semana, orientações dos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

O encontro com os técnicos da Conab nos municípios paulistas de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, tem por objetivo a capacitação dos agricultores no acesso a política de subvenção dos produtos extrativos promovendo um melhor conhecimento dos normativos da PGPM-Bio. Serão também esclarecidas dúvidas sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), ferramenta obrigatória para os produtores extrativistas interessados em ter acesso a política.

Por meio da PGPM-Bio, o governo oferece subvenção a 17 produtos do extrativismo. Os extrativistas individuais ou organizados em associações e cooperativas recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, desde que o negócio tenha sido realizado por um preço inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. A ação visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais, a permanência do homem na floresta e a garantia de renda, assim como a conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.