I Encontro Ciências Sociais e Barragens

Objetivo Geral
Reunir Cientistas Sociais que estejam estudando os processos sociais - econômicos, políticos, territoriais, ambientais e culturais - associados ao planejamento, implantação e operação de barragens, de modo a gerar um visão de conjunto do estado atual da pesquisa, identificando lacunas e deficiências a serem enfrentadas.

Objetivos Específicos
- Propiciar e estimular os estudos comparados.
- Explorar os desafios metodológicos enfrentados pela pesquisa social sobre grandes projetos de investimento, em particular barragens.
- Sistematizar e divulgar o conhecimento acumulado sobre os processos sociais decorrentes da implantação e operação de barragens.
- Reunir e divulgar informações e análises que possam subsidiar agências governamentais e organizações da sociedade civil no debate público que deve anteceder as tomadas de decisão quanto à implantação de novas barragens.
- Debater acerca dos desafios éticos colocados para os cientistas sociais envolvidos com estudos para o licenciamento ambiental de grandes barragens.
- Lançar as bases de uma rede de pesquisadores sociais dedicados ao tema, que propicie a continuidade do intercâmbio e cooperação.

Informações Gerais

  • 08/06/2005 à 10/06/2005
  • RJ - Rio de Janeiro
    Rio de Janeiro
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento