I Seminário Remineralizadores de Solos do Triângulo Mineiro

A realização do I Seminário de Remineralizadores de Solos do Triângulo Mineiro tem como tema central os remineralizadores de rocha ou pó de rocha, com vistas a difusão de conhecimento para uma agricultura mais competitiva e conservacionista.

O objetivo principal desse evento é a disseminação de conhecimentos sobre essas práticas e tecnologias para entidades, empresários e produtores do agronegócio. Resultados obtidos no campo e validados por pesquisas, tem demonstrado que o uso/aplicação do pó de rocha (por exemplo, o basalto) e outros insumos biológicos ao processo produtivo, vem pavimentando novas rotas para o desenvolvimento econômico e sustentável para as atividades agrícolas.

O município de Uberlândia e região estão assentados em solos de origem basálticas, sendo o basalto uma das principais rochas com potencial para se tornar um remineralizador de solo. E neste sentido, existe grande possibilidade da região emergir como um polo exportador de remineralizadores, atendendo a regiões mais distantes, onde o modal ferroviário deverá exercer papel logístico fundamental.

Além dos remineralizadores, também chamados de condicionadores de solos, que promovem alterações das características físicas, químicas e biológicas dos solos, o Seminário tratará de outras tecnologias que contribuem para o fortalecimento e para a sustentabilidade do setor agrícola, tais como os bioinsumos, os biodefensivos agrícolas e a reservação de água nas propriedades.

Os inoculantes, por exemplo, são insumos biológicos bastante difundidos, formulado com bactérias que fixam o nitrogênio do ar. Já os biodefensivos tem-se como exemplos os insetos parasitoides (vespas), fungos e bactérias, que atuam no controle de pragas nas culturas.

O Seminário também tratará de outros temas de grande importância, tais como a reservação de água para uso na agricultura, cuja legislação estadual foi recentemente modificada. Essa iniciativa abre grandes perspectivas para irrigação suplementar, que possibilita realizar duas ou mais safras por ano com altas produtividades e redução dos riscos climáticos.

Diante dessa virada tecnológica no campo, que setores já intitulam como a “4ª Revolução Agrícola”, é que foi escolhida a cidade de Uberlândia pela sua posição de vanguarda no agronegócio para a realização deste Seminário, quando será possível compartilhar com todos participantes conhecimento relevante de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Informações Gerais

  • 04/10/2019 à 04/10/2019
  • MG - Uberlândia
    Center Convention
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento

Programação