CI

Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés apresenta finalistas

Edição de 2019 será decidida entre 28 concorrentes classificados por comissão especial


Divulgada a lista com os finalistas do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Ao todo, 28 produtores vão disputar a fase final da competição.

Foram classificados para a final 12 produtores na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, e 16 na categoria Natural. Para chegar até esta etapa, os cafés concorrentes passaram por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão de jurados.

As amostras classificadas obtiveram o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). 

A solenidade de encerramento do concurso, quando serão anunciados os vencedores, será realizada no dia 3 de dezembro. O evento terá início às 14h, na sede da Emater-MG.

Concurso

Participam do concurso amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem deve ser georreferenciada. A participação é gratuita. 

A disputa deste ano tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para secagem.

No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação. Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria.

 No encerramento, previsto para dezembro, serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora. Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Todos receberão diploma.

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Serviço:

Final do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés 2019

Data: 3/12/2019 (terça-feira)

Local: Sede da Emater-MG (Avenida Raja Gabaglia, 1626, bairro Gutierrez - Belo Horizonte/MG)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.