II Encontro Internacional Sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Estamos divulgando a Primeira Convocatória do II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, que será realizado na cidade de Botucatu-SP de 10 a 13 de agosto de 2005.
A Agroecologia vem ampliando o seu espaço como enfoque científico e estratégico na construção de estilos mais ecológicos de agricultura e de desenvolvimento rural. E embora tenha avançado significativamente nos últimos anos, ainda observamos a carência em gerar saberes, conhecimentos e tecnologias orientadas para a construção de estilos de agricultura sustentável e para a elaboração de estratégias de desenvolvimento rural compatíveis com os ideais da sustentabilidade. Neste sentido, é urgente que tais estratégias façam parte de programas concretos de mudança sócio-ambiental, de forma articulada e comprometida com os interesses dos movimentos sociais e ambientais. Para tanto, definiu-se o tema chave como sendo a """"Transição Agroecológica para o Desenvolvimento Local"""". Dada a sua complexidade, esse tema será tratado a partir de quatro grandes eixos temáticos, sendo eles:
1) Organização e mobilização popular;
2) Ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia;
3) Manejo e conservação dos recursos naturais;
4) Produção, processamento, comercialização e consumo de produtos orgânicos.

Mais detalhes sobre o evento, incluindo procedimentos para inscrições e normas para apresentação de trabalhos científicos, poderão ser obtidas no site www.mutuando.com.br a partir do dia 30 de janeiro de 2005. Ademais, considerando que ainda temos um largo caminho a percorrer, seguimos abertos para receber suas sugestões através do e-mail agroecologia@mutuando.com.br.




Informações Gerais

Localização do Evento