II SGeA - Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias

   A geoestatística trata de variáveis regionalizadas e sua distribuição espacial e temporal. Têm aplicações ilimitadas nas áreas de mapeamentos ambientais, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, etc. O seu emprego nas ciências agrárias vem crescendo nos últimos anos tornando-se imprescindível nas áreas de mapeamentos do solo, de recursos hídricos, da ocupação das terras, da distribuição de pragas e doenças, da mecanização e da correção do solo e em todo tipo de atividade que envolva uma visualização espacial ou temporal.
       A não uniformidade de produção das culturas no espaço e no tempo, bem como o conhecimento de que o solo também tem elevada variabilidade espacial, é necessário à utilização da ferramenta geoestatística para mapear as zonas de manejo e gerenciar esses fatores, visando à otimização do sistema.
       No Brasil, os estudos com a utilização de geoestatística tiveram início na década de 80, e desde então os trabalhos com a utilização desta ferramenta tem ocorrido em diferentes regiões do país. Devido à necessidade de trocas de informações e divulgação da utilização da geoestatística, em 2009, foi realizado o I Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Ao final do evento muitas dúvidas foram sanadas, porém surgiram novos questionamentos: Como trabalhar com mais de um atributo utilizando a geoestatística? Como utilizar a geoestatística no SIG? Posso simular cenários? Como está a utilização da geoestatística na agricultura de precisão? Os conjuntos nebulosos podem ser usados junto com a geoestatística na definição de zonas de manejo? Quais são e como estão sendo feitos os trabalhos com a utilização da geoestatística? E muitos outras dúvidas.

       O II SGeA será um espaço para a integração dos pesquisadores, professores, alunos e profissionais que utilizam a geoestatística em ciências agrárias, onde assuntos desta temática serão apresentados por pesquisadores brasileiros e do exterior. Além disso, a exposição de artigos científicos, no formato de pôster e orais, também têm um espaço reservado no evento.

Informações Gerais

  • 19/05/2011 à 20/05/2011
  • SP - Botucatu
    Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP – Campus de Botucatu-SP
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento