III Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas

III Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas, que será realizado entre os dias 18 e 20 de junho. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas por meio do site www.feicorte.com.br.

Alinhado com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e oficializado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o curso proporcionará aos participantes o desenvolvimento da interpretação de características morfológicas em zebuínos relacionadas à produtividade, funcionalidade e padrão racial. Além disso, os participantes poderão conhecer em detalhes a dinâmica aplicada nas pistas de julgamentos das exposições agropecuárias brasileiras.

Durante a ocasião haverá aulas teóricas e práticas com simulação de julgamento com grandes campeões das raças Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tapabuã. Questões como os critérios de julgamento, avaliação de carcaça, EPMURAS (estrutura, precocidade, musculatura, umbigo, raça, aprumos e sexuais), entre outros, também serão abordadas na programação. O curso é organizado pelo Agrocentro e contará com a presença de Carlos Henrique Cavalari Machado, Roberto Vilhena Vieira e William Koury Filho, todos jurados da ABCZ.

O curso será voltado para criadores, selecionadores, proprietários rurais, profissionais do setor e estudantes das áreas de ciências agrárias (agronomia, veterinária e zootecnia). Após a conclusão do curso, profissionais e estudantes receberão um certificado emitido pela ABCZ. Os profissionais de ciências agrárias (agronomia, veterinária e zootecnia) e os estudantes do sexto período da mesma área, poderão solicitar a carteira de juiz auxiliar para iniciar o procedimento de atuação nas exposições oficializadas pela ABCZ.

"Esse curso é de extrema importância para quem deseja se tornar um jurado ou para um criador que queira aperfeiçoar os conceitos de análises das características desejadas pelo mercado. Por isso, para a Feicorte, abrigá-lo é um diferencial. Isso faz da feira um evento cada vez mais completo e direcionado às necessidades e expectativas da pecuária brasileira", afirma Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, empresa promotora do evento.

Confira a programação geral do curso:

18/06/09 - Quinta-feira

13h00: Recepção e entrega das credenciais/materiais
13h30: ABCZ e sua Estrutura
15h00: Intervalo
15h30: Métodos e Critérios de Julgamento
17h00: Encerramento

19/06/09 - Sexta-feira

13h00: Exterior de zebuínos
15h00: Intervalo
15h30: Avaliação de carcaça e EPMURAS
16h30: Palestra sobre Programa Nacional de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas
17h30: Intervalo
18h00: Práticas de Exterior e EPMURAS
20h30: Encerramento

20/06/09 - Sábado

8h30: Raça Nelore e Nelore Mocho
11h30: Intervalo
12h15: Brahman
13h15: Almoço
14h15: Raça Guzerá e Tabapuã
17h00: Encerramento

Informações Gerais

  • 18/06/2009 à 20/06/2009
  • SP - São Paulo
    Centro de Exposições Imigrantes
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento