III Seminário Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente

O desenvolvimento científico e tecnológico recente promoveu o surgimento da nanotecnologia, hoje apontada como a principal mola propulsora da V Revolução Industrial, no entanto, o que se sabe sobre esta inovação tecnológica? Muito pouco é dito ao público sobre os efeitos causados pela inserção desta nova tecnologia na sociedade. Os efeitos da nanotecnologia, ou seus impactos, transformam a sociedade, as inter-relações entre os agentes econômicos e sociais, transformam o mundo do trabalho em termos de postos de trabalho e qualificação da forca de trabalho, modificam os interesses econômicos, as políticas públicas, os arranjos que formatam os acordos comerciais, os rumos da pesquisa científica, e, de forma geral, é possível afirmar que modifica o meio ambiente em que vivemos.

O desenvolvimento e aprimoramento da nanotecnologia têm transformado a realidade dos meios de produção e da dinâmica de mercado, fundamentalmente, porque modifica de forma profunda o uso e a performance dos materiais envolvidos com a produção em nanoescala e a qualificação da forca de trabalho envolvida neste processo de produção.

Especula-se sobre os efeitos da nanociência quando aplicada à produção de bens, sobre as transformações passíveis no meio ambiente - natural e construído -, e no mundo do trabalho, mas o que os especialistas no assunto pensam sobre isso? O que eles têm a dizer aos outros especialistas e ao público leigo? O que o público leigo entende por nanociência e nanotecnologia? O que os trabalhadores organizados em suas entidades têm a dizer aos demais seguimentos sociais envolvidos nesta temática? A troca de conhecimento entre estes atores sociais atende aos anseios da sociedade, dos especialistas no assunto, dos trabalhadores organizados em sindicatos e centrais sindicais, das empresas que investem grandes montantes em inovações tecnológicas e dos gestores públicos?

A proposta de trabalho do III Seminário Internacional Nanotecnologia Sociedade e Meio Ambiente e do I Seminário Internacional Nanotecnologia e os Trabalhadores é divulgar junto ao público especializado e leigo considerações sobre os impactos sociais, econômicos, ambientais, éticos desencadeados pelo surgimento da nanotecnologia, mantendo a premência do aprofundamento do conhecimento sobre a temática proposta e do diálogo que pode (e deve) ser desenvolvido entre os atores sociais envolvidos com as questões afins ao núcleo da nanociência e nanotecnologia.

Esta abordagem da temática, através do olhar das Ciências Humanas, materializado em uma Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - Renanosoma, pretende contribuir para que a nanotecnologia se torne um objeto de reflexão das Ciências Humanas e que o limite da discussão sobre os rumos desta tecnologia no Brasil vá além dos ambientes dos cientistas e dos tecnólogos. O I Seminário Internacional Nanotecnologia e os Trabalhadores a ser realizado de forma integrada com o III Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente significa uma primeira materialização deste objetivo.

A inscrição dá acesso a três seminários.
Em primeiro lugar, esta inscrição lhe dará direito a um exemplar do livro que retrata todo o II Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, realizado de 18 a 20 de outubro de 2005.

Em segundo lugar, sua inscrição lhe permitirá desfrutar de dois seminários:
• III Seminário Internacional Nanotecnogia, Sociedade e Meio Ambiente, 6 a 9 de novembro de 2006
• I Seminário Internacional Nanotecnologia e os Trabalhadores, 8 a 10 de novembro de 2006

Taxa de Inscrição
• Profissionais Graduados/Pós Graduados: R$ 140,00
• Estudantes Graduação/Pós Graduação: R$ 70,00

Depósito Bancário Identificado
Assim que seu formulário de inscrição for recebido, automaticamente serão enviados, para o e-mail indicado no formulário, os dados da conta bancária para depósito e o número do fax que deverá receber cópia do comprovante de depósito, devidamente identificado com o nome completo do depositante/inscrito. A inscrição será validada assim que a Secretaria Executiva receber a confirmação de pagamento, via fax.

Data-limite para Inscrição
Serão aceitas inscrições até o dia 03/11/2006 (*).
(*) até se esgotar a capacidade do auditório

Informações Gerais

  • 06/11/2006 à 10/11/2006
  • SP - São Paulo
    Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT - Av. Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento