III SIT (SEMANA DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA) - Produção de biocombustível a partir do sorgo sacarino

O sorgo, quinto cereal mais importante do mundo, é uma extraordinária fábrica de energia e pode ser melhor aproveitado no Brasil na produção de combustíveis. É o que acredita a Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais, que vem desenvolvendo pesquisas com cultivares de sorgo sacarino, que apresentam alta produção de biomassa, ou seja, toda a planta pode ser aproveitada para a produção de etanol.
E para visualizar esse processo e conhecer de perto o potencial do sorgo como combustível, uma biorrefinaria foi montada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo durante o período de realização da III SIT (Semana de Integração Tecnológica). O biocombustível vem sendo produzido a partir das cultivares BRS 506 e BRS 507, desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo, e abastecem um motor de um gerador que se encontra em funcionamento.
O processo é simples e a biorrefinaria traz como principal vantagem a produção própria de combustível, gerando ao produtor independência de energia. O biocombustível produzido pode ser usado em automóveis, tratores, caminhões, fogões, chuveiros e geradores de energia elétrica. O álcool gerado é puro, sem aditivos, corantes ou outras substâncias. Outra vantagem é o aproveitamento dos resíduos do processo como biofertilizantes ou para alimentação animal.

SERVIÇO
III SIT (SEMANA DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA)

TECNOLOGIA: Produção de biocombustível a partir do sorgo sacarino
Período: terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de maio

Horários:
Terça-feira: até às 17h
Quarta-feira: das 07h30 às 12h

Informações:
Contato: Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Site: www.cnpms.embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

Informações Gerais

  • 19/05/2010 à 19/05/2010
  • MG - Sete Lagoas
  • Gratuíto

Localização do Evento