CI

Dia de campo sobre plantio direto de tomate

Técnicos da Epagri trataram de temas como irrigação, sinais da planta, nutrição, manejo e conservação do solo


Foto: Eliza Maliszewski

Agricultores e técnicos da Grande Florianópolis participaram do dia de campo sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) para cultivo de tomate que a Epagri promoveu em Anitápolis. O objetivo foi mostrar a importância de manter o solo coberto com adubação verde durante o ano, conciliando a rotação de áreas e de culturas, para promover a reestruturação do solo e garantir o conforto térmico e a sanidade das plantas. 

Os técnicos da Epagri trataram de temas como irrigação, sinais da planta, nutrição, manejo e conservação do solo e sustentabilidade da propriedade rural. “Essa família trabalha há três anos com o SPDH e já percebe os resultados do sistema, uma vez que ele proporciona ganhos ambientais e de saúde para as plantas, com redução dos custos de produção, resultando na maximização dos lucros da atividade”, conta o engenheiro-agrônomo Luiz Henrique Coelho, extensionista da Epagri no município.

SPDH

Difundido como uma transição da agricultura convencional para a agroecológica, o SPDH permite reduzir o uso de agrotóxicos e adubos químicos até eliminá-los das lavouras. “Ele apresenta em sua essência a reestruturação do solo, com a reconstrução da estrutura física, química e biológica. As adubações são realizadas conforme os sinais que a planta apresenta ao longo do desenvolvimento, respeitando os estoques dos nutrientes no solo conforme as análises químicas. O resultado desse conjunto de ações são plantas mais saudáveis e alimentos mais limpos entregues para a sociedade”, diz Luiz Henrique.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.