Impactos do Ozônio na qualidade de sementes, mudas e produtos finais


Impactos do Ozônio na qualidade de sementes, mudas e produtos finais
25, 26 e 27 de Fevereiro de 2015 - Quarta, Quinta e Sexta-feira


Objetivo: Oferecer maiores entendimentos sobre

(1) O mecanismo: como Ozônio abaixa a produtividade de culturas;

(2) Origem do Ozônio;

(3) Alto aproveitamento de CO2 pelas culturas em ambientes sem ozônio em comparação com ambientes com ozônio;

(4) como reduzir a concentração do Ozônio para ter um impacto positivo na germinação de sementes, qualidade de mudas e seus produtos finais.

Público alvo: Produtores de fumo, citros, florestais, cana-de-açúcar, café, hortaliças e ornamentais e mudas destas culturas; Promotores de Justiça; legisladores (Deputados, Vereadores); agentes de prefeituras; sanitaristas; pesquisadores; agrônomos; estudantes e todos que se interessam pela preservação do meio ambiente e em conhecer os impactos de poluição na produtividade e qualidade de plantas e sua resistência natural contra pragas e doenças.


Diferencial do curso: Apresentação de conhecimento inovador sobre efeitos do Ozônio na produtividade de plantas e resistência natural de plantas contra patógenos; detalhamento de processos fisiológicos envolvidos; exemplos para cana-de-açúcar, rosa e citros. O novo conhecimento foi corroborado pelo PRI-Wageningen, Holanda , em um estudo solicitado pelo Ministério de Economia, Agricultura e Inovação do mesmo país, sobre os impactos negativos do Ozônio na produtividade agrícola.


Palavras chaves: Respiração Alterativa-AOX; Fase ontogenética; VOC, NOx e O3; Influência do Ozônio na produtividade e qualidade de sementes, mudas e seus produtos finais; Resistência natural contra pragas e doenças.


25-02-2015: Potencializando o potencial genético das plantas. Cuidados no estágio inicial de vida das mudas; Muda fraca - planta fraca produzindo pouco com falhas na qualidade e com maior índice de doenças; Porque uma muda sadia produz melhor; Efeito memória de plantas para estresse; Respiração Alternativa-AOX. Visita a campo de citrus.


26-02-2015: Efeito do Ozônio na produção agrícola. Efeito do Ozônio no potencial de produção das plantas. Como e porque Ozônio reduz produtividade e qualidade de plantas; Explicações detalhadas dos mecanismos responsáveis pela redução de produtividade e aumento de índice de doenças nas produções agrícolas.
27-02-2015:Cuidados essências para garantir produtividade e qualidade do produto final. Cuidados para viveiristas e produtores compradores de mudas para garantir maior aproveitamento do potencial genético de sementes e mudas; Tecnologia inovadora na estrutura de estufas para reduzir a entrada do Ozônio.

Valor do investimento: R$1300,00 para os 3 dias, inclusive almoços e coffee-breaks.

Maiores informações e inscrições on-line: Acesse www.infobibos.com/ozonio ou entre em contato com Elaine Abramides - eabramides@terra.com.br - Infobibos, (19) 3243-0396, (19) 9 8190-7711, Plantão com WhatsApp, Skype: infobibos

Informações Gerais

  • 25/02/2015 à 27/02/2015
  • SP - Holambra
    Sala de eventos da Dessa Consult
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento