CI

SC recebe IG da Maçã Fuji

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma


Foto: Aires Mariga / Epagri

A Epagri, em parceria com a Associação de Produtores de Maçã e Pera (Amap) e o Sebrae realiza o lançamento da Indicação Geográfica (IG) da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, neste dia 24 de novembro, às 19 horas, no Clube Astrea, em São Joaquim. Esse é mais um evento a compor o calendário comemorativo dos 30 anos de fundação da Epagri.

A Maçã Fuji da Região de São Joaquim foi a sexta Indicação Geográfica (IG) conquistada por Santa Catarina. A certificação, na categoria de Denominação de Origem (DO) abrange uma área de 4.928 km² nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. A Denominação de Origem parte do pressuposto de que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto.

A conquista é resultado de uma parceria desenvolvida pela Epagri, Sebrae, UFSC, prefeituras, por meio de suas secretarias de agricultura, com apoio de produtores locais e de outras instituições, como a Cidasc, por exemplo. A solicitação foi apresentada ao INPI pela Associação de Produtores de Maçã e Pera de SC (Amap).

Características únicas

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor, entre outras. “Por isso, ela foi objeto de pedido de IG”, explica Marlon Couto, gerente regional da Epagri em São Joaquim. Ele destaca que a elevada altitude da região delimitada pela IG (acima de 1100 metros) é fator determinante para essas diferenciações.

Foram pelo menos três anos de trabalho das instituições envolvidas para obtenção da IG. “A gente espera agora que o setor se aproprie desse signo distintivo. Teremos avanços que certamente trarão benefícios aos produtores e ao desenvolvimento da região”, sentencia o gerente da Epagri.

Dioni Nunes Pereira, presidente da Amap, espera que a Indicação agregue valor à produção. “Vamos ter um produto diferenciado, vamos abrir vários mercados com essa IG para nossa fruta”, prevê. “A gente sabe que a nossa maçã da variedade Fuji tem diferencial, é única no mundo”, afirma o presidente.

Serviço

O que: lançamento da IG da Maçã Fuji da Região de São Joaquim
Quando: na quarta-feira, 24/11, às 19h
Onde: no Clube Astrea, Praça Hercílio Luz, nº 100, Monte Carlo, São Joaquim

* com informações da Epagri
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.