CI

Inoculantes - O diferencial do agro brasileiro

DESCRIÇÃO DO EVENTO
É com muita alegria que a GoGenetic reúne, no formato on-line, duas referências brasileiras na pesquisa da Fixação Biológica de Nitrogênio na agricultura. Os professores Fábio de Oliveira Pedrosa e Emanuel Maltempi de Souza falarão sobre suas jornadas profissionais e visões de futuro para uma agricultura sustentável.

Título: Inoculantes - O diferencial do agro brasileiro

Subtítulo: Como o Azospirillum transformou a dinâmica da agricultura no Brasil.

Data: 24/08/2021

Horário: 17h


Formato: Transmissão pelo Youtube

Prof. Fábio de Oliveira Pedrosa

Membro da Sociedade Brasileira de Ciência. Professor Titular Sênior do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR – 1988. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – 1A. Ganhador do XVI Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, SETI, Estado do Paraná, 2002. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – 1969. Mestre em Bioquímica – Universidade Federal do Paraná -1973; Doutor (PhD) em Bioquímica – Graduate School of Medical Sciences, Cornell University, NY, USA -1977. Pós Doutorado – Unit of Nitrogen Fixation, University of Sussex, Inglaterra – 1982/1983. Professor (1977) e Coordenador (1989/1994) da Pós-Graduação em Bioquímica da UFPR. Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR – 1999/2003. Diretor Nacional (2001/2005) e Binacional (2005/2007) do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia. Coordenador do Núcleo de Fixação de Nitrogênio da UFPR, do Programa Genoma do Paraná – GENOPAR – da SETI do Estado do Paraná (2001), e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fixação Biológica de Nitrogênio (2008-2013). Membro Titular e coordenador do Comitê Assessor BF – CNPq – 2011/2014. Realiza pesquisas em Bioquímica, Biologia Molecular e Genômica.

Prof. Emanuel Maltempi de Souza

É Professor titular da Universidade Federal do Paraná, Vice-Diretor do Setor de Ciências Biológicas, Presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção a Covid-19 da UFPR. Formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1984) e Doutor em Ciências (Bioquímica) pela mesma universidade. Com pós-doutoramento na Universidade de Genebra e Na Universidade de Sussex, atua principalmente nos seguintes temas: fixação biológica de nitrogênio, regulação da expressão gênica em Azospirillum brasilense e Herbaspirillium seropedicae, expressão e purificação de proteínas e mecanismos moleculares da interação planta-bactéria.

Informações Gerais

Localização do Evento