Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - Dia de Campo

Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 17 de agosto pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 19 de agosto, às 7h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises domingo, às 17h, terça-feira, às 11h30, quinta-feira, às 15h, no sábado, às 7h. 
Em parceria com instituições de pesquisa, universidades e setor produtivo, a Embrapa investe na pesquisa de sistemas sustentáveis, que diversifiquem a produção e gerem  renda para o produtor. Entre esses sistemas, estão os de integração Lavoura-Pecuária (iLP) e de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que começam a ser adotados por pequenos, médios e grandes produtores nos diferentes biomas brasileiros. 
A iLPF é uma estratégia que busca a produção sustentável integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. O sistema busca efeitos sinérgicos entre seus componentes, contemplando a adequação ambiental, a valorização dos seres humanos e a viabilidade econômica. 
Com diferentes arranjos, os sistemas iLPF surgem como alternativa para recuperar pastagens a um custo relativamente baixo, amortizado pelo retorno financeiro das fases agrícolas, proporcionando maior giro financeiro à propriedade rural e vendas escalonadas. A pastagem recuperada suporta maiores cargas animais por hectare, devido à boa qualidade da forrageira resultante do melhor manejo da área. O sistema também permite a recuperação de nascentes, matas ciliares e áreas de reserva legal por meio de reflorestamento, custeado em parte pelos ganhos com a lavoura. A exploração econômica do solo é possível durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo criado entre lavoura e pastagem, além de qualidade ambiental. 
A adoção da tecnologia integra as metas do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC), lançado em 2010 pelo Governo Federal e que tem o objetivo de incentivar os produtores a praticarem uma agricultura sustentável, ou seja, que garanta a segurança alimentar do país sem agredir o meio ambiente. O Programa ABC é resultado dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15, realizada em Copenhague (Dinamarca), e que prevêem a redução das emissões de gases de efeito estufa projetadas para 2020. Com relação à iLPF, a iniciativa pretende financiar a implantação do sistema em quatro milhões de hectares entre 2010 e 2020, o que poderia evitar a emissão de 18 a 22 milhões de toneladas de CO2 equivalentes. 
O programa vai mostrar a experiência da Fazenda Santa Brígida, em Ipameri/GO. A propriedade é uma das mais de 100 Unidades de Referência Tecnológica da Embrapa para a pesquisa sobre o sistema iLPF no Brasil. Tradicionalmente pecuarista e com problema de degradação das pastagens, a propriedade começou a adotar sistemas integrados de produção a partir de 2006 e hoje colhe os benefícios da otimização do uso da terra. 
  
  
O Dia de Campo na TV sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta foi produzido pela Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
  
Como sintonizar o DCTV 
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h 
NBr (TV do Governo Federal, saiba como acessar http://www.ebcservicos.ebc.com.br/ ) - domingo às 7h, com reprises aos domingos às 17h; terça-feira, às 11h30; quinta-feira, às 15h e no sábado, às 7h. 
Outras emissoras que transmitem o DCTV 
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h 
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h 
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h 
TV Rio Preto Unaí/MG – sábado, às 10h e domingo às 13h 
TV Agromix Campo Grande/MS – www.agromix.tv 
TV Coop Fecoagro/SC - www.fecoagro.coop.br 
A Embrapa Informação Tecnológica também comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pela Livraria Embrapa, pelo telefone (61) 3448 4236 e 3340 9999 ou http://www.embrapa.br/liv. No sitehttp://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas. 
Mais informações 
Embrapa Cerrados 
www.cpac.embrapa.br 
Breno Lobatojornalista (9417 MTb/MG) 
E-mail: breno.lobato@cpac.embrapa.br 
Tel:  (61) 3388 9945 
  
Embrapa Informação Tecnológica 
www.embrapa.br/diacampo 
Maria Luiza Brochadojornalista (DRT/DF 763 0574-V) 
E-mail: malu@sct.embrapa.br 
Tel.: (61) 3448 4807

Informações Gerais

  • 19/08/2012 à 19/08/2012
  • DF - Brasília
    Canal Fechado
  • Gratuíto

Localização do Evento