Introdução à Fotografia de Natureza

Ainda que a popularização da fotografia digital tenha facilitado o uso de recursos antes exclusivos dos equipamentos profissionais, boa parte dos fundamentos e técnicas fotográficas continuam os mesmos desde o advento da atividade no início do século XIX. Conceitos clássicos como abertura do diafragma, velocidade do obturador, profundidade de campo, regras de composição, enquadramento e olhar fotográfico se fundem com os modernos sensores, megapixels e outros recursos eletrônicos. Assim, qualquer pessoa que aprecie a natureza, goste de fotografar e pretenda se aprofundar no assunto necessitará obrigatoriamente dominar os fundamentos da fotografia, tema principal da atividade aqui proposta.

O curso "Introdução à Fotografia de Natureza" é oferecido pela Photo in Natura desde 2011, tendo sido apresentado em diversas partes do Brasil e na Patagônia Argentina. Neste período formamos mais de 100 pessoas entre estudantes, cientistas, guias de turismo, aposentados e outros interessados, estimulando a prática da arte fotográfica e fomentando a conservação da natureza. Com duração de 22 horas, o curso intercala atividades teóricas e práticas, sempre tendo como exemplo a fotografia em ambientes naturais e estimulando a troca de experiências entre os participantes.

O instrutor disponibilizará material teórico de apoio (livros) e oferecerá textos adicionais em formato digital para os interessados, além de oferecer o material audiovisual do curso aos participantes e equipamentos para manuseio em sala de aula.

Público Alvo
Fotógrafos iniciantes e amadores, praticantes de ecoturismo, pesquisadores que trabalham em ambientes naturais, guias de turismo e adeptos da vida ao ar livre que tenham interesse em aprender e aprimorar suas técnicas de fotografia de natureza. Tendo em vista um melhor aproveitamento do conteúdo, serão disponibilizadas no máximo 15 vagas e haverá um assistente acompanhando o instrutor em tempo integral.

Pré-Requisitos

 Ser maior de 18 anos.
 Possuir câmera fotográfica digital. O curso irá abordar ajustes e técnicas cuja aplicação não é possível em câmeras mais simples. Portanto, para um melhor aproveitamento das atividades práticas, sugere-se câmeras que permitam ao menos a regulagem manual de abertura do diafragma e velocidade do obturador, podendo ser de qualquer fabricante.
 Uma vez que trabalharemos temas distintos (vida silvestre, paisagens, plantas, insetos), um conjunto de objetivas diversas (ou uma câmera com lente versátil) são importantes para melhor aproveitamento do curso. Como configuração mínima, sugerimos: objetiva grande angular comprimento focal máximo na faixa de 24 mm), teleobjetiva (comprimento focal mínimo na faixa de 300 mm) e objetiva com recursos de macro. Participantes que não possuam todos os tipos de objetivas descritos acima poderão se inscrever, desde que estejam cientes de que podem não conseguir praticar determinados temas durante as atividades de campo.
 Ainda que as atividades práticas sejam leves e não exijam grandes esforços físicos, é desejável um mínimo de preparo e experiência em situações de vida ao ar livre.
 Espírito de equipe, gosto por aprender, compartilhar experiências e conhecer pessoas e lugares.

O que será ensinado

O Curso começa abordando fundamentos básicos da fotografia (porém sempre utilizando imagens de natureza como exemplo) e vai sendo gradualmente direcionado a técnicas e conceitos específicos para a prática da fotografia em ambientes naturais.

Conteúdo Programático

ATIVIDADES TEÓRICAS (11h00)
 Apresentação da dinâmica do Curso;
 Breve histórico e importância da fotografia de natureza;
 Funcionamento da câmera fotográfica, operação e automatismos;
 Conceitos sobre fotografia digital: megapixels, fator de corte, ruído digital, alcance dinâmico;
 Equipamentos fotográficos: câmeras, objetivas, flash, tripés, filtros e outros acessórios;
 Qual o equipamento ideal para você fotografar a natureza?;
 Princípios de técnica fotográfica: velocidade do obturador, abertura do diafragma, sensibilidade ISO, profundidade de campo, fotometria, compensação de exposição;
 Composição e enquadramento em fotografia de natureza: princípios básicos (linhas, perspectiva, proporções, pontos de ouro, teoria das cores, planos, escolha de temas);
 Olhar fotográfico: melhorando suas fotografias de natureza, descondicionando o olhar;
 Técnicas de campo, segurança e ética em ambientes naturais: exemplos práticos;
 Pós-processamento de imagens no computador: tratamento digital, formato RAW e impressão.

ATIVIDADES PRÁTICAS (09h00):
 Saídas a campo para fotografar paisagens, vida silvestre e outros temas em área natural aplicando as técnicas e conceitos abordados em sala de aula.

ANÁLISE DE FOTOS (02h00):
 Análise e discussão em grupo de fotografias tiradas pelos participantes durante as práticas de campo.

O valor de curso inclui 3 dias de hospedagem, refeições diárias, material didático e certificado de participação. O IPÊ oferece traslado gratuito em horário pré-determinado (Aeroporto de Guarulhos - IPÊ e Rodoviária de Atibaia - IPÊ. O IPÊ não cobre despesas de viagem.

Informações Gerais

  • 16/01/2015 à 18/01/2015
  • SP - Nazaré Paulista
    Sede do IPÊ, Rod. D. Pedro I, KM 47, Nazaré Paulista - SP (BR).
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento