IV Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e XXVI Reunião da Cultura do Arroz Irrigado

Descrição: Diante da importância do arroz para o Brasil foi proposta, ainda na década de 70, a realização de reuniões entre pesquisadores da cultura do arroz irrigado, as quais eram prestigiadas por um pequeno grupo de técnicos pertencentes ao Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA e ao Instituto de Pesquisas Agropecuária do Sul - IPEAS (hoje EMBRAPA). No início, as reuniões ocorriam ao redor de uma mesa onde cada pesquisador apresentava o que estava pesquisando dentro de sua especialidade.

Esses encontros tiveram prosseguimento, aumentando o número de participantes, como técnicos, pesquisadores e extensionistas dos setores públicos e privados, o que passou a envolver oficialmente as Instituições. Pesquisadores de outros Estados do Sul e mesmo de outras regiões do País, pertencentes a instituições de pesquisa que desenvolviam trabalhos com arroz, passaram a integrar essas reuniões, aumentando a contribuição a respeito do tema.

Em 1982 foram criadas as Comissões Técnicas Regionais de Arroz (CTArroz), congregando as diversas instituições de pesquisa em um grupo responsável pelo estabelecimento das Reuniões Técnicas e elaboração das Recomendações da Pesquisa para a cultura. O RS e SC compuseram a CTAR I, reunindo o IRGA, EMBRAPA - CNPAF e EMBRAPA - CPATB (hoje EMBRAPA CPACT) e a EMPASC (hoje EPAGRI). A partir daí, em 1984, por ocasião da 13ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, o evento ocorreu pela primeira vez fora do RS, organizado pela EMPASC (SC).

O evento cresceu e em 1998 foi criada a Sociedade Sul-Brasileira do Arroz Irrigado, a qual organizou, paralelamente, a XXIII Reunião da Cultura do Arroz Irrigado e o I Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado em Pelotas, no ano de 1999. Desde então, a cada dois anos, ocorrem simultaneamente a Reunião da Cultura do Arroz Irrigado e o Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, proporcionando avanços para o desenvolvimento do setor orizícola e a cadeia produtiva do setor no Brasil.

Em 2005, reconhecendo o envolvimento e o papel das Universidades com a pesquisa de arroz irrigado, pela primeira vez a XXVI Reunião Técnica da Cultura do Arroz Irrigado e o IV Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado saem do circuito entre os Institutos de Pesquisa para serem organizados pela Universidade Federal de Santa Maria, no período de 9 a 12 de agosto de 2005, na cidade de Santa Maria (RS).

Informações Gerais

  • 09/08/2005 à 12/08/2005
  • RS - Santa Maria
    Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Rurais - Prédio 44 - Sala 5321
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento