IV Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho

A Escola Nacional de Arte Eqüestre (ENAE) em Atibaia, SP, vai ser cenário da 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho entre os dias 4 e 6 de agosto.

Modalidade criada por italianos e franceses com o objetivo de reunir, numa única competição, cavaleiros de diferentes países montando cavalos de diversas raças, a Equitação de Trabalho tem a finalidade de demonstrar o trabalho diário de campo, num simulacro de obstáculos e situações reais.

A competição consiste em vencer os obstáculos do percurso com eficiência e segurança. Exige agilidade, entrosamento, equilíbrio entre cavaleiro e cavalo. É praticada por homens e mulheres sem distinção de idade.
Nasceu de pequenas competições regionais, se expandiu para outros países europeus como Portugal e Espanha que, juntos, desenvolveram um regulamento em comum com o objetivo de unificar os conceitos eqüestres, respeitando, porém, as diferentes tradições da lida no campo. A partir do ano 2000 o esporte atravessou o Atlântico e aportou no Brasil e México.

A competição é composta por quatro etapas distintas, três delas disputas individuais – Ensino, Maneabilidade e Velocidade –, nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo. A quarta - Condução da Vaca - é obrigatória apenas na disputa por equipe. Para efeito de classificação considera-se a soma dos pontos obtida pelo conjunto em cada uma das etapas.
Prova de Ensino - Primeira etapa a ser cumprida, é uma prova de Adestramento, realizada a partir de uma reprise com exercícios obrigatórios. Tem por finalidade demonstrar as habilidades atléticas do cavalo, atendendo aos comandos do cavaleiro com imediata presteza.

Prova de Maneabilidade - É a segunda etapa da disputa e objetiva pôr em evidência a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem com tranqüilidade, precisão, estilo e regularidade alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Estes obstáculos, numerados e distribuídos na pista, devem ser transpostos apenas ao passo e ao galope, com estilo e facilidade, e a cada um deles é atribuída uma nota, além das notas de conjunto.

Prova de Velocidade - Pista similar a da Maneabilidade, a prova deve ser cumprida no menor tempo possível. Os obstáculos são numerados e podem ser transpostos em qualquer andamento.

Prova da Vaca - Etapa obrigatória apenas para a disputa em equipe. Realizada numa pista retangular, cercada e delimitada, tem como objetivo a separação de uma rês de um lote e sua condução a outro extremo da pista.



Informações Gerais

  • 04/08/2006 à 06/08/2006
  • SP - Atibaia
    Escola Nacional de Arte Eqüestre - Bairro Laranja
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento