CI

Futuro do mercado pecuário será debatido em São Paulo

Inscrição para participação presencial já se esgotou, mas ainda restam vagas para online


Foto: Marcel Oliveira

O mercado pecuário caminha para o último mês do ano com alta no preço do boi gordo com arroba acima da casa dos R$ 280,00, com a ressalva de que, após a quinzena de novembro, o mercado perdeu um pouco de força. A alta no preço dos insumos e a falta de boi magro para a reposição, preocupam os produtores e deixam incerto o cenário, principalmente, para os próximos dois anos. Para traçar um panorama de tudo que pode acontecer neste futuro próximo, disponibilizando informações valiosas à frente do mercado, a Scot Consultoria reunirá, no próximo dia 27 de novembro em São Paulo, um seleto grupo de renomados analistas que debaterão sobre assuntos que envolvem política, economia e mercado, cujos cenários interferem diretamente no negócio pecuário.

Segundo Marco Túlio Habib Silva, diretor de marketing da Scot Consultoria, o mercado nunca teve tantas possibilidades de cenários que podem mudar os drives drasticamente em um curto espaço de tempo como agora. Por exemplo: e se a China colocar o pé no freio como fez no ano passado e parar de comprar? Quando vamos sentir de fato a força do mercado interno? Como fica a falta de incentivo do governo para as famílias de baixa renda, e como isso impactará o consumo interno? Já chegamos no teto do preço do boi? E como está o ânimo do pecuarista? “Quem vê de fora acha que o produtor está nadando de braçada, mas, na prática não é bem assim, pois ele precisa repor o plantel, comprar insumos e recomeçar o ciclo. Por isso tudo está mais caro”, diz.

Outra incerteza é em relação aos insumos, que além de mais valorizados estão escassos. Em muitas regiões produtores estão sendo obrigados a utilizarem dietas variadas na engorda dos animais. “Esta é uma situação que está acontecendo com frequência, e pode impactar no desempenho final dos animais no cocho. Além disso, o ânimo do pecuarista tem balançado muito em relação ao ágil entre o boi magro e boi gordo, o qual tem sido relativamente alto”, destaca Silva.

Neste painel, intitulado como “O boi gordo subiu e os custos de produção também”, os debatedores serão: Francisco Turra, presidente do Conselho Consultivo da ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal; Hyberville Neto, consultor de mercado da Scot Consultoria; Leandro Bovo, diretor da Radar Investimentos; Marcio Rezende Evaristo Carlos, secretário-adjunto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA; e Rafael Ribeiro, consultor das divisões de grãos, leite e agricultura da Scot Consultoria.

Para mediar o debate a responsabilidade ficou a cargo de Alcides Torres, diretor-fundador da Scot Consultoria. “O objetivo do evento é desenhar o cenário econômico e o que deve acontecer em 2021 e 2022. Vamos também traçar as expectativas para o mercado pecuário, e debater o que acontecerá com as medidas de governo que incentivam ou não a produção”, diz o Scot.

Mais debates

O encontro também contará com o painel “A economia em meio à pandemia”. Após uma breve introdução sobre o assunto, os analistas farão o debate. Nesse bloco participam: Alexandre Mendonça de Barros, sócio-consultor da MB Agro; André Perfeito, economista-chefe na Necton Corretora de Valores; e Eduardo Sampaio Marques, assessor no gabinete da Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Também participam do bloco de macroeconomia Marcos Jank, pesquisador no Insper e professor da Esalq-USP; Pedro Parente, presidente do Conselho de Administração da BRF e Sérgio de Zen, diretor de política agrícola e informações na Conab.

Entre os assuntos do debate, mediado por Marcio Fernandes, gerente de jornalismo do canal Terraviva, pode-se destacar a briga comercial entre os americanos e chineses e os reflexos nos mercados mundiais. Além disso, também será discutido sobre a questão da demanda interna em meio à pandemia e o pós-eleição, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Formato duplo

Seguindo todos os protocolos de segurança e saúde pública, mas sem deixar a informação de lado, este ano o Encontro de Analistas acontece em novo modelo, no formato “híbrido”, ou seja, os participantes (já inscritos) terão a opção de participarem do evento presencial em São Paulo, ou de forma remota no evento digital. Para a realização e transmissão do evento, foi escolhido o Espaço Villa Bisutti, na Vila Olímpia na capital paulista, um local preparado para atender a todas as exigências e recomendações das autoridades de saúde.

No modelo digital, os inscritos poderão se relacionar com outros participantes e enviar perguntas para os analistas via plataforma de transmissão de forma simples e direta. Contudo, vale ressaltar que para o evento presencial as inscrições estão esgotadas, mas para o formato digital as inscrições ainda estão abertas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.