DF: ExpoAbra terá edição digital
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRONEGÓCIO

DF: ExpoAbra terá edição digital

Evento ocorre entre os dias 05 e 08 de novembro
Por:

O ramo da agropecuária no Distrito Federal (DF), mesmo com a pandemia, não ficará parado este ano. Para respeitar as limitações impostas pelo coronavírus e ainda assim movimentar o setor, a edição 2020 da ExpoAbra será realizada de forma virtual entre os dias 05 e 08 de novembro. Promovida pelo Instituto Parque Granja do Torto (PGT), a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE/DF) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), a ExpoAbra Digital reunirá diversos especialistas e empreendedores em uma plataforma interativa e dinâmica para fazer negócios, estimular aprendizados e debater sobre o potencial agropecuário do DF e regiões metropolitanas.

Durante os quatro dias de evento, produtores, empreendedores rurais, estudantes e todo o público interessado na agropecuária poderão acompanhar, sem sair de casa, palestras com especialistas, assistir a clínicas especializadas, provas e ainda fazer negócios durante a Vitrine Rural. A vitrine é um balcão de negócios para divulgação, exposição e comercialização de animais, produtos e serviços do segmento.

O diretor-presidente do PGT, Eugênio Faria, acredita que o investimento em educação, inovação e tecnologia é essencial para fazer do DF um polo de pesquisa e desenvolvimento. "A expectativa que temos no evento é lançar o PGT para Brasília e para o Brasil como uma grande casa do que existe atualmente em tecnologia e inovação agropecuária para o País inteiro. As iniciativas da exposição estão voltadas para mostrar toda a capacidade do DF e regiões próximas para trazer um programa de empresas e produtos de expressividade nacional. O DF, em comparação a alguns estados, não tem uma produção tão expressiva até pelo tamanho territorial, mas o diferencial é que temos aqui a presença da Embrapa, de embaixadas, e isso nos dá uma boa representatividade institucional e grande capacidade para negociações de exportação", afirma.

As palestras e demais atividades abordarão temas diversos, como suinocultura, ouvinos, aves, cadeia leiteira, biocenemática do cavalo para equoterapia e orgânicos. As clínicas especializadas tratarão de bovinos, rédeas, biotecnologia de reprodução, prevenção de lesões no cavalo atleta, entre outros.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, também espera que o evento renda bons frutos. "Essa, sem dúvida, é uma exposição bem diferente das demais. Ainda assim, a gente espera que sejam feitos muitos negócios, uma vez que estarão presentes muitas associações de criadores, sindicatos e federações. Nossa ideia é que o produtor possa conhecer novas tecnologias e fechar negócios", diz.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE/DF) vai oferecer cursos e palestras sobre tecnologias e programas executados pela federação, entre outros temas. "O PGT é o melhor e maior parque de exposições agropecuárias do Brasil e a expectativa para o evento é muito boa. Com a realização da ExpoAbra Digital, Brasília se coloca como uma vitrine tecnológica da pecuária, um ponto de convergência entre o centro-oeste para a difusão de tecnologia na área", avalia.

As provas realizadas presencialmente no PGT, como provas credenciadoras para o Freio de Ouro, prova de marcha e preparação de animais manga larga marchador, serão realizadas com toda a segurança e de acordo com os protocolos do GDF para a prevenção da Covid-19, como medição de temperatura de todos que estiverem presentes e testagem para os competidores.

O setor

O Distrito Federal possui mais de 11 mil produtores rurais e uma área de 345 mil hectares próprios para a agricultura e pecuária. De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o Valor Bruto de Produção (VBP) do setor cresceu em quase 20% em 2019, em comparação ao ano anterior: passou de R? 2,4 bilhões R? 2,90 bilhões.

A ExpoAbra Digital é uma realização do PGT, FAPE-DF e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, em parceria com a Secretaria de Turismo, Emater-DF e Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do MAPA.

SERVIÇO
ExpoAbra Digital
Período: 05 a 08/11/2020

As inscrições poderão ser realizadas a partir de novembro neste link.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink


PE - Recife ver mais
Leite 1L
Uva Itália 1Kg
PE - Petrolina ver mais
Banana Prata Anã Primeira Produtor Cx 20Kg
Cebola Amarela (Ipa) Produtor 1Kg
Cebola Amarela Tipo 2 Beneficiador Sc 20Kg
Cebola Amarela Tipo 3 Beneficiador Sc 20Kg
Cebola Amarela Tipo 4 Beneficiador Sc 20Kg
BA - Salvador ver mais
Abacate Comum Cx 30Kg
Beterraba Comum Sc 20Kg
Boi Gordo 15Kg
BA - Barreiras ver mais
Algodão em Caroço 15Kg
Algodão em Pluma 15Kg
Arroz Sequeiro Tipo 1 Sc 60Kg