Mesa Redonda: Sustentabilidade - A nova onda de diferenciação competitiva

A cada dez anos, aproximadamente, as empresas líderes são desafiadas a encontrar
novos estágios no seu desenvolvimento. Na década de 70 prevaleceu a 'corrida pelo just-in-time'. Nas décadas de 80 e 90, vimos as empresas se diferenciando pelas certificações ISO 9000 e ISO 14000. O século XXI vai terminar sua primeira década com consumidores mais conscientes e informados, com um planeta em degradação continuada, com um crescimento explosivo da população mundial e com uma crise financeira sem precedentes na história.


O que está por trás do novo movimento por sustentabilidade empresarial?

Programa:
Palestrante:
Newton Figueiredo, engenheiro naval e Presidente do Grupo SustentaX, que atua nos setores de Desenvolvimento de Estratégias Corporativas Sustentáveis, Engenharia de Sustentabilidade, Gestão Energética Integrada, Quantificação, Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa - GEE, e Sustentabilidade Social Empresarial. O SustentaX é pioneiro na América do Sul na certificação de sustentabilidade ambiental de empreendimentos e, no Brasil, na geração de energia a base de gás natural para empreendimentos comerciais.Figueiredo, é membro fundador do Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis e do Green Building Council Brasil.

Debatedores:
Carlos Nascimento, diplomado em Medicina pela UFRGS, Presidente do Instituto Brasileiro de Produção Sustentável e Direito Ambiental – IBPS, Diretor da Empresa Nacional de Tecnologias Limpas – ENTL, Diretor Executivo do Comitê Gestor do Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa [PmaisL], vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente [Sema/RS. Em sua experiência na área ambiental, já atuou como diretor do CNTL- Centro Nacional de Tecnologias Limpas, SENAI-RS/ONUDI – PNUMA e foi membro do Conselho Temático de Meio Ambiente da Presidência da Confederação Nacional da Indústria – CNI

Roberto Teitelroit, arquiteto, graduado pela UFRGS. Diretor da empresa Teitelroit - Gerenciamento de Projetos e Obras [Porto Alegre/RS], especializada em shoppings centers, condomínios horizontais e edifícios corporativos. Preconiza o uso do conceito Green Building como agente modificador do mercado da construção rumo à sustentabilidade ambiental. Iniciou seus estudos sobre Green Buildings junto à equipe do Rocky Mountain Institute [Estados Unidos] em 1999. Representou o Brasil na fundação do Conselho Mundial de Green Buildings [World Green Building Council] em 2002 e é membro fundador do Green Building Council Brasil.


Instrutor (es): Newton Figueiredo

Custo Associados: R$ 0,00

Custo: Sem custo

Custo Demais Participantes: R$ 0,00

Inscrições: Inscrições através do site ou pelo telefone 51 3222-5766


Observações

REALIZAÇÃO: Câmara Brasil - Alemanha de Porto Alegre

APOIO: Sociedade de Engenharia do RS

PATROCINADORES: STHIL, SAPOTEC, EPCOS

Informações Gerais

  • 17/11/2008 à 17/11/2008
  • RS - Porto Alegre
    Sociedade de Engenharia do RS [Trav. Acylino de Carvalho, 33 / 7º A]
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento